Campo Grande Rugby Clube é decacampeão estadual

Foto Divulgação
Foto Divulgação

O sábado (16) foi de festa para a equipe e os torcedores do Campo Grande Rugby Clube. O time conquistou pela décima vez o título estadual e terminou em segundo a Taça Pantanal. A partida foi disputada no campo do Complexo Poliesportivo da Vila Nasser contra o time de Dourados.

O Campeonato Estadual de Rugby, que conta com o apoio da Fundesporte, é disputado simultaneamente à Taça Pantanal, competição que reúne parte dos Estados da região Centro-Oeste. As equipes de Mato Grosso – Cuiabá e Primavera do Leste – e de Mato Grosso do Sul –  Campo Grande, Dourados e Guaicurus de Três Lagoas – jogaram para definir o direito de fazer a final Centro-Oeste contra o vencedor da Taça Cerrado.

Três das cinco equipes participantes tinham chances de conquistar a Taça Pantanal: Primavera do Leste, Campo Grande e Dourados. Os times de Mato Grosso do Sul entraram em campo com garra para abocanhar o primeiro lugar, não só da Taça como também do Campeonato de MS. A equipe da Capital foi melhor, confirmou o favoritismo e garantiu seu décimo título estadual ao vencer pelo placar de 47×22. “O jogo foi bastante pegado. A rivalidade é grande. Campo Grande impôs sua tradição e experiência e ganhou”, analisou o presidente campeão Raphael Martinez.

A vitória não foi suficiente para dar à equipe o título da Taça Pantanal. Na disputa por pontos corridos, Primavera do Leste levou a melhor. Na última rodada, a equipe de Mato Grosso venceu a Guaicurus por 36×7 e terminou três pontos à frente dos campo-grandenses. A classificação final foi a seguinte: Primavera (17 pontos), Campo Grande (14 pontos), Cuiabá (11 pontos), Dourados (8 pontos) e Guaicurus (1 ponto).

Há 15 anos, a turma do Campo Grande Rugby Clube começou a praticar o esporte e ao longo desse tempo tem visto a modalidade se desenvolver. Atualmente, três equipes estão formadas e trabalhando a base, além da categoria principal. Outros cinco times estão em fase de formação: Cassilândia, Corumbá, Maracaju, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste. “Este foi o melhor campeonato que tivemos. Temos boas equipes prontas e outras em desenvolvimento. O rugby ainda está conquistando seu espaço e esbarra em algumas dificuldades como a distância, o número de praticantes e o tamanho das cidades. A gente deve crescer nos próximos anos já que há mais exposição com a volta do esporte para as Olimpíadas. Nesse tempo, a participação da Fundesporte foi imprescindível, no apoio ao rugby e na realização de eventos. Sem esse apoio não conseguiríamos realizar as etapas do campeonato”, avaliou Raphael.

“Investir no esporte de alto rendimento, estimular a prática esportiva, a formação de atletas e a divulgação do esporte são objetivos da Fundesporte. Apoiar o estadual de rugby e ajudar nossos clubes e federações a realizarem suas competições são formas de atingir essas metas. Assim, estamos cumprindo nosso papel de gestor estadual. Estamos de portas abertas para firmar parcerias como essa. Parabéns ao Campo Grande Rugby Clube”, disse o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda.

Comentários

comentários