Campo Grande recebe “1º Desafio entre robôs – Modalidade Sumô”

Com assessoria/SM

Evento gratuito acontece neste sábado, a partir das 14h, e é organizado pelos alunos do Curso Técnico em Eletrônica 2015A Noturno do Centro de Educação Profissional Ezequiel Lima.

Com o objetivo de pôr em prática os conhecimentos adquiridos no Curso Técnico em Eletrônica, professores e alunos resolveram expor os seus trabalhos de uma maneira diferente, organizando uma competição entre os projetos, com movimentos e dentro de uma arena, ao invés das tradicionais feiras técnicas.

O projeto – A ideia inicial era realizar uma disputa inspirada no torneio internacional battlebots, cuja finalidade é destruir ou imobilizar o adversário. Mas como a infraestrutura de proteção ao público seria onerosa, propusemos a modalidade Sumô, garantindo que o público não corra riscos de alguma peça de robô “voar” em sua direção. A modalidade Sumô – nas normas internacionais – sugere duas categorias: robôs rádio-controlados com um piloto e robôs autônomos que utilizam de sensores para localizar e empurrar o oponente para fora do ringue. Neste primeiro desafio, as regras foram ajustadas para a situação em que os alunos se encontram, com muito pouco ou sem nenhum patrocínio, montando seus robôs com algumas sucatas.

Os robôs combatentes foram projetados pelos alunos que receberam auxílio dos professores de diversas disciplinas do curso, como Eletrônica Digital IV, Sistemas de Comunicações e Empreendedorismo, que durante as aulas aplicam atividades próprias da grade curricular e reservam os finais de semana para a realização do projeto.

Serviço – O 1º DESAFIO ENTRE ROBÔS – MODALIDADE SUMÔ acontecerá no dia 20 de maio, a partir das 14h, no estacionamento da Leroy Merlin, saída para Cuiabá, na Av. Cônsul Assaf Trad, antes do shopping Bosque dos Ipês. Para quem tem interesse em participar, as informações e o Edital do evento estão na página do Centro de Educação www.cepef.ms.gov.br. Tudo de graça!

Para os pais e crianças que pretendem iniciar nesse mundo tão atual da robótica, o SESI apresentará um pouco das suas atividades e seus robôs construídos com LEGO e sistemas NXT e EV3 mais intuitivos.

Comentários