Capital faz repescagem da vacina contra Covid-19 para servidores da Segurança Pública

Acontece durante todo o dia desta sexta-feira (7), no drive-thru do Parque Airton Sena, em Campo Grande, a etapa de repescagem da vacinação dos servidores da Polícia Civil e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Nesta 3ª etapa serão imunizados contra o Covid-19 policiais a ativa, de todas as idades, lotados em Campo Grande, que por algum motivo não puderam ou conseguiram se vacinar nas campanhas direcionadas a segurança pública, que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou durante o mês de abril.

Foto: Sejusp

No sábado (8), serão imunizados, também no drive-thru do Parque Airton Sena, em Campo Grande, os servidores da sede da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, agentes socioeducadores da Superintendência de Assistência Socioeducativa, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Coordenadoria-Geral de Perícias, bem como do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Os nomes dos servidores da ativa que estão aptos a se vacinarem constam em lista confeccionada por cada uma das instituições e que foram enviadas pela Sejusp à Sesau.
Os servidores que por algum motivo não comparecerem a vacinação nesta etapa, terão de se adequar aos calendários e regras gerais da Sesau, para a população de Campo Grande.

Cadastro
Antes de se vacinar, os servidores ativos da segurança pública devem entrar no site vacina.campogrande.ms.gov.br e realizar o cadastro, que é rápido, fácil e intuitivo.
Ao acessar a página do Vacina Campo Grande, o servidor clica em “Primeiro acesso”, em seguida escolhe no perfil a opção “Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas”, clica em “Continuar” e será aberta uma tela com campos como CPF, CNS, data de nascimento, nome completo, nome da mãe, e-mail, celular, telefone, sexo, local de trabalho, endereço, comprovante de servidor na segurança pública e senha, que devem ser preenchidos pelo servidor.

Antes de clicar em “salvar”, o servidor precisa enviar cópia da carteira de identidade funcional que comprove ser servidor da segurança pública da ativa ou, se for o caso, cópia do Diário Oficial do Estado, em que conste a nomeação.

“Precisamos que todos os servidores da segurança lotados em Campo Grande, da ativa, independente de idade ou local de lotação, realizem o cadastro na página de vacina da Prefeitura, para facilitar e agilizar a imunização”, orienta o secretário Adjunto da Sejusp, coronel Ary Carlos Barbosa.

Esclarecendo dúvidas

Quem pode se vacinar nesta 3ª etapa?
Policiais, agentes e servidores de todas as forças de segurança estaduais da ativa, de todas as idades, comprovadamente lotados em Campo Grande e com nome em listas enviadas previamente pelas instituições.

Onde eu preciso ir para me vacinar?
Parque Ayrton Senna – Rua Jornalista Valdir Lago, 512 – Conjunto Aero Rancho, Campo Grande.

Que dia e horário acontece a vacinação?
Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, para policiais civis e militares, no sábado, dia 8 de maio, para os servidores da sede da Sejusp, agentes socioeducadores da Superintendência de Assistência Socioeducativa, agentes da Agepen, servidores da Coordenadoria-Geral de Perícias, bem como do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, sempre das 7h30 às 17h.

O que preciso levar para vacinar?
Documentos pessoais, carteira funcional ou cópia do Diário Oficial onde conste nomeação e comprovante de lotação.

Meu nome estará na lista?
Se você está na ativa, lotado em Campo Grande e não se vacinou nas etapas anteriores, seu nome está na lista.

Sou inativo ou aposentado, posso me vacinar?
Não! Os inativos seguem o calendário de idade dos órgãos de saúde dos municípios.

Moro em Campo Grande, mas trabalho no interior, posso me vacinar?
Não pode! Nesse caso, somente quando a vacina for estendida para o município onde você está lotado.

Tive Covid-19 recentemente ou tomei vacina contra a gripe, posso me vacinar?
Nesse caso procure orientação médica e, caso seja liberado para se vacinar, peça um atestado carimbado e assinado pelo médico que autorizou.

Moro no interior, mas estou em Campo Grande de férias, folga, de atestado ou a trabalho, posso me vacinar?
Não pode! A vacina deve ser tomada pelo servidor somente no município onde ele está lotado.

Estou de férias ou folga e viajando para outra cidade, estado ou país, quando eu voltar posso me vacinar em qualquer posto?
Não pode! Nesse caso a vacinação deverá ser feita pelos grupos gerais e calendários da Sesau disponibilizados à população em geral.

Moro em Campo Grande, sou da ativa, não me vacinei nas etapas anteriores, mas estou de atestado médico, férias ou folga, posso me vacinar?
Pode!

Posso levar minha mãe, pai, irmão, mulher ou filhos para se vacinarem?
Não pode! A vacina é somente para os policiais.

Sou membro de algum conselho, como por exemplo os Conselhos Comunitários de Segurança, posso me vacinar?
Não pode! A vacina é somente para os policiais, agentes e servidores da segurança pública.

E se eu burlar o sistema e as regras?
Vai responder administrativa e criminalmente por isso, podendo inclusive pagar multa, ser preso e perder o cargo, se for o caso.