Campo Grande disputa sede de Jogos Mundiais Indígenas

(Foto: Divulgação)
Marcos Terena é coordenador dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. (Foto: Divulgação)

Campo Grande recebe nesta quinta-feira(16), a visita de Marcos Terena, coordenador dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que é reconhecido internacionalmente como uma das principais lideranças dos índios do Brasil. Ele será recepcionado pelo prefeito Gilmar Olarte, que o acompanhará em solenidade na Câmara Municipal, presidida pelo vereador Mário César, na qual Terena receberá o título de visitante ilustre da cidade.

O título foi proposto pelo vereador Carlão, em homenagem a todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos por Marcos Terena, que nasceu em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, e ganhou visibilidade mundial em razão de sua atuação em prol da população indígena. A iniciativa mais recente são os jogos, que terão sua primeira edição realizada este ano, em outubro, na cidade de Palmas (TO). Campo Grande apresentou na semana passada a sua candidatura ao Ministério dos Esportes, e está disputando a indicação para ser sede das competições em 2016.

A vinda de Marcos Terena a Campo Grande foi construída a partir de conversa entre ele e o prefeito em Brasília, na semana passada, quando a candidatura da Capital para sediar os jogos foi apresentada. “Mato Grosso do Sul possui a segunda maior comunidade indígena do Brasil e Campo Grande concentra boa parte dessa população. Estamos confiantes e vamos ficar muito felizes com mais esta conquista”, avalia o prefeito.

Além da homenagem na Câmara, o prefeito e o líder indígena vão visitar a Praça Oshiro Takimori, em frente ao Mercado Municipal Antônio Valente, mais conhecida como Feira Indígena, onde são comercializados produtos produzidos nas aldeias. Tradicional ponto turístico campo-grandense, a praça recebeu este ano melhorias, como o cercamento. “Essa mudança, além de segurança, nos deu mais condições de trabalho, comenta a presidente da Feira, Vanda Albuquerque.

Eventos em agosto – A visita de Marcos Terena, uma liderança tão importante, acontece um mês antes de eventos voltados à comunidade indígena em Campo Grande, com apoio da Prefeitura. No dia 15 de agosto, será realizado o I Encontro de Anciãos e Lideranças Indígenas em Campo Grande, organizado pela Subcordenadoria de Assuntos Indígens, que visa promover o encontro entre gerações, como forma de transmitir valores culturais e históricos dos povos tradicionais indígenas residentes no Município. “Com iniciativas como essa, a subcoordenadoria cumpre sua função, de atuar como ferramenta articuladora entre o Poder Público e a comunidade indígena, mediando, assim, a efetivação das políticas públicas”, afirma o subcoordenador Aguinaldo Terena.

O outro evento, a 10ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas, será realizada no dia 16 de agosto, pela subcoordenadoria e pela Fundação Municipal de Esporte (Funesp), no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas.
As duas iniciativas são comemoradas pelo presidente do Conselho dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande, Sander Barbosa. “É uma valorização da população indígena, por meio da visibilidade à cultura dos nossos povos”. A estimativa é que em Campo Grande vivem pelo menos 10 mil índios.

Comentários

comentários