Campanha “Mesário Voluntário” tem início na Justiça Eleitoral

Começou a ser veiculada, nessa semana, a campanha de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem como objetivo destacar a importância do mesário voluntário para a transparência e a segurança das eleições brasileiras. A iniciativa tem por objetivo propor a construção da democracia nacional através de cada cidadão.

Foto: Divulgação/TRE-MS.

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 23 mil cidadãos trabalham como mesários no dia das eleições. Pode participar do programa Mesário Voluntário o eleitor que preencher os requisitos exigidos (link).

Além de contribuir para o processo democrático e adquirir novos conhecimentos, o mesário é o cidadão que colabora ativamente em prol da coletividade ao representar a Justiça Eleitoral compondo a mesa receptora de votos.

Dentre os benefícios em ser mesário está o de ser dispensado do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral e, em concursos públicos da Justiça Eleitoral ou outros, é concedido a ele o desempate, se for o caso, desde que prevista essa possibilidade em edital.

Ressalta-se que a cooperação proposta é gratuita e de utilidade pública, representando relevante contribuição para o fortalecimento da democracia, para difusão de informações e esclarecimentos à população.

Para orientar o trabalho, o mesário recebe treinamento específico e ainda pode baixar o Aplicativo Mesário, disponibilizado pela Justiça Eleitoral. Neste espaço, o mesário encontra informações relacionadas às suas atribuições e aos benefícios que lhe são concedidos e muitas orientações que visam facilitar seu trabalho no dia da eleição.

*com informações do TRE-MS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu cometário!
Por favor, insira seu nome aqui