Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 10 de abril

Está prevista para 10 de abril o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. No ano passado a doença matou 33 pessoas em Mato Grosso do Sul, uma delas em Dourados por infecção ao vírus H1N1.

Segundo o Ministério da Saúde, a influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão.

Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta a vacina que protege contra os tipos A e B do vírus.

A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.

A campanha de imunização começará no dia 10 de abril e terá como Dia ‘D’, 4 de maio. Além da vacina, será feita a atualização da caderneta de vacinação da criança, da gestante e da puérpera.

No ano passado a vacinação foi divida em três etapas. A primeira, iniciada em 23 de abril, contemplou trabalhadores de saúde, pessoas com idade de 60 anos e indígenas.

A segunda etapa, iniciada em 2 de maio, foi destinada para crianças com idade maior que 6 meses e menor que 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto.

A última etapa, iniciada em 9 de maio, contemplou pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, e outros.

Segundo o gerente municipal de imunização, Edvan Marcelo, não há ainda a informação de que neste ano ocorra a destinação de datas para cada grupo prioritário. O informativo técnico foi recebido na sexta-feira (15) e ainda passa por análise pelo departamento responsável.

Comentários