Caminhão com piloto automático recebe licença para trafegar nos EUA

 

Freightliner; Daimler Trucks; Daimler; Daimler Trucks North America; DTNA; autonomous driving; autonomous; autonomous vehicle; licensed; street legal; autonomes Fahren; autonom; zugelassen; Nevada; Las Vegas; USA; Inspiration Truck; InspirationEm maio, o Freightliner Inspiration Truck tornou-se o primeiro caminhão pesado autônomo – operado por piloto automático – do mundo a receber licença para trafegar em estradas. Produzido pela empresa alemã Daimler Trucks, o veículo recebeu a autorização do estado de Nevada, nos Estados Unidos.

O fato de ser autônomo não quer dizer, no entanto, que o caminhão não precise de motorista. Na verdade, é um profissional que aciona ou desliga o piloto automático rodoviário chamado Highway Pilot e realiza algumas manobras, como dar a partida, estacionar ou trocar de pista, por exemplo.

O sistema autônomo é dotado de uma câmera estéreo complexa e sistemas de radar com as funções manutenção na faixa de rolagem e prevenção de colisões. Ele regula a velocidade, usa os freios e dirige. O veículo cumpre os limites de velocidade informados, ajusta a distância a ser mantida em relação ao carro que vai à frente e usa a função de parada/partida durante a hora do rush.

O sistema Highway Pilot não dá início às manobras de ultrapassagem de forma autônoma, entretanto. Elas precisam ser executadas pelo motorista. O mesmo se aplica para sair da rodovia ou mudar de faixa.

Pesquisa Fapesp

 

Comentários

comentários