Câmara retoma nesta quarta-feira lives com debates e informações sobre a pandemia de Covid-19

A Câmara de Vereadores de Campo Grande retoma, nesta quarta-feira (17), às 10 horas, as lives semanais com atualização de informações, debates e orientações sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19.

As lives serão conduzidas pela Comissão de Saúde da Câmara, composta pelos vereadores Dr. Sandro Benites (presidente), Dr. Victor Rocha (vice-presidente), Dr. Jamal, Tabosa e Dr. Loester. Nesta quarta-feira, deve participar o vereador Prof. André Luís, que já ocupou a Tribuna para falar do tema durante sessões ordinárias e defende medidas mais drásticas de fiscalização para evitar aglomerações, diante da situação crítica com agravamento da pandemia. Também serão atualizados dados de casos confirmados, internações e óbitos da doença.

Durante o ano passado, a Comissão Especial em apoio ao Combate a COVID -19 da Casa de Leis promoveu lives todas as quartas-feiras, transmitidas pela rede social, para discutir com a sociedade as medidas de enfrentamento à doença, além de atualizar informações sobre casos, internações e óbitos.

Foram realizados debates com profissionais da saúde sobre a doença, abordando formas de prevenção e tratamento, decretos com restrições para garantir isolamento social, e medidas que influenciam nas áreas de assistência social, educação e economia. Diante do aumento de casos, o objetivo é ampliar essas discussões.

Ainda no começo do ano, a Câmara já criou uma comissão especial para acompanhar a aquisição de vacinas para Campo Grande, diante de projeto aprovado para autorizar a prefeitura a realizar compra emergencial.

Recentemente, os vereadores também aprovaram o projeto de lei 9.975/21, do Poder Executivo, que ratifica protocolo de intenções firmado entre municípios com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus. Na prática, a proposta garante a participação de Campo Grande no Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras).

Medidas restritivas – Com o avanço da pandemia, a Câmara restringiu ainda mais o acesso ao público pelas próximas duas semanas. A partir de hoje, estão suspensos os atendimentos presenciais às segundas, quartas e sextas, conforme definido em reunião com todos os vereadores, que resultou em ato publicado no Diário do Legislativo.

As sessões ordinárias, para votação de projetos, seguem presenciais às terças e quintas, mas com acesso fechado ao público – elas podem ser acompanhadas pela população por meio das redes sociais da Casa de Leis. A Palavra Livre ainda será suprimida como forma de agilizar os trabalhos em plenário. Nesses dias, cada vereador deverá manter, no máximo, dois assessores para auxiliar nos trabalhos legislativos, respeitando todas as normas de biossegurança. No restante da semana, todos devem seguir em trabalho remoto.

*com assessoria