Brasil tem nove casos suspeitos de coronavírus e 33 notificações

Mulher usa máscara de proteção contra o coronavírus no saguão de entrada da estação de trem de Pequim em 24 de janeiro (Foto: Nicolas Asfouri/AFP)

O Brasil tem nove casos suspeitos e 33 notificações de coronavírus. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (29) em coletiva de imprensa do Ministério da Saúde. Os dados são referentes ao período de 18 a 29 de janeiro.

Coronavírus no Brasil 

  • 9 casos suspeitos
  • 33 notificações
  • 0 casos prováveis e 0 confirmados
  • 4 casos descartados
  • 20 excluídos

Os casos suspeitos estão localizados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Ceará.

“Nenhum de nós tem possibilidade de dizer com que velocidade esse possível surto irá se desenvolver no país. No momento atual, faremos uma campanha de recomendações do mesmo modo que fazemos no caso da influenza.”, disse João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde.

Reis também informou que não existe nenhuma decisão de interferência no carnaval devido ao vírus.

Taxa de mortalidade 

O diretor-executivo do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, disse nesta quarta-feira (29) que 2% dos casos do novo coronavírus confirmados até agora resultaram em morte.

Segundo a OMS, o órgão vai realizar uma nova reunião do seu comitê na quinta-feira (30) para analisar se será declarado situação de emergência global para o novo coronavírus.

“O mundo inteiro precisa estar alerta, precisa agir e estar pronto para qualquer caso que apareça”, disse Michael Ryan.

O diretor elogiou os esforços da China para conter o surto e disse que ainda há oportunidade de parar o vírus. “Temos que basear nossas ações em evidências imperfeitas para criar uma estratégia de bloqueio da doença com um impacto mínimo na sociedade e economia”, disse o diretor.

Comentários