Brasil Ride transforma Costa Rica no centro do Mountain Bike nacional

Lúcio Borges

Competição reuniu cerca de 370 atletas em Costa Rica. (Foto: Reprodução)

O município de Costa Rica, região extremo Leste de Mato Grosso do Sul, a 305 km de Campo Grande, irá ser a capital do ciclismo especial do Brasil, a “Mountain Bike”, com a realização da Brasil Ride 24 Houras Mountain Bike. O torneio começou na manhã deste sábado (21) e terá continuidade domingo (22), envolvendo ainda pela primeira vez provas de Trail Run. Os torneios servem para a preparação do Mundial, a ser realizado em 2019.

Neste fim de semana, são cerca de 370 competidores que se inscreveram –200 deles no Mountain Bike e 170 no Trail Run, vindos de 62 cidades de 19 Estados. Um bom números será de MS, sendo de Costa Rica são 23 participantes.

As 24 horas de Mountain Bike, como o nome sugere, é uma competição na qual se deve completar o maior número de votas no período de 24 horas. As provas serão disputadas nas categorias solo, dupla e quarteto –as equipes montam suas estratégias, sendo que na solo não há revezamento, e sim pausas para descanso dos atletas.

O circuito montado para as provas tem 29 quilômetros de extensão e 500 metros de altimetria acumulada (a mesma pista a ser usada no Mundial Solo). A largada se deu ao meio dia deste sábado no estilo Le Mans (os competidores correm até as bicicletas). Os campeões de cada categoria serão conhecidos no domingo.

Também no domingo acontece a prova de Trail Run Series, nas categorias longa (21 quilômetros), média (16) e curta (6).

O ponto de partida das provas é o Centro de Eventos Ramez Tebet, onde foi montada estrutura para oferecer lazer para as crianças gratuitamente. Lá, também há uma praça de alimentação que funcionará nas 24 horas do evento.

Comentários