Bonito é eleito melhor destino de ecoturismo do Brasil pela 14ª vez

Lúcio Borges

Bonito – Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução)

O município de Bonito, ou, suas belezas e maravilhas naturais, pelo complexo de toda extensão da fauna e flora, foi eleito mais uma vez como o “Melhor Destino de Ecoturismo” do país. A escolha e consagração é feita por leitores e júri especializado da revista de turismo mais respeitada do Brasil, a Viagem & Turismo (Editora Abril), onde já se perfaz 14 vitórias, sendo 12 delas consecutivas. A ‘eleição’ é feita em 25 categorias concorrentes que contemplam os melhores destinos, produtos e serviços relacionados ao setor de viagem e turismo, tanto nacionais quanto internacionais. A cidade, a 300 quilômetros de Campo Grande, se tornou referência mundial em turismo responsável e sustentável, bem como de eventos, como o Festival de Inverno de Bonito, que acontece na próxima semana, como o Página Brazil já noticiou, onde haverá diversas atrações culturais entre literárias, musical e teatral.

Considerado polo de ecoturismo, o município destaca-se como principal destino da região turística Bonito – Serra da Bodoquena. A região é destino de ecoturismo, aventura com preservação ambiental, gestão pública focada na sustentabilidade e capacidade de carga controlada. O destino surpreende pelas belíssimas paisagens naturais, rios de águas cristalinas, praias de águas doces, cachoeiras, cavernas, grutas, dolinas e abismos, além da rica fauna composta principalmente por animais aquáticos, como peixes e jacarés, além de pássaros.

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, o prêmio é mais que justo. “Ficamos muito felizes, pois esse prêmio só consolida o trabalho que vem sendo feito no destino que se tornou modelo de gestão. Cada vez mais o município vem se organizando para estruturar melhor sua oferta. Bonito é um dos poucos, senão o único destino do país que consegue controlar sua capacidade de carga de forma efetiva, focado na preservação do ecossistema e na qualidade da prestação de serviços. Esse conjunto faz com que Bonito seja imbatível” salienta Bruno.

 

A questão ecoturismo vem ou consiste em ter se implantado o voucher único, sistema desenvolvido pelo município de Bonito para monitoramento da capacidade de carga na região e que é modelo no mundo todo. Isto é um dos responsáveis pela organização da atividade aliado à profissionalização da gestão e equipamentos turísticos.

Balneário Municipal do Rio Formoso em Bonito

 

Comentários

comentários