Bolsonaro faz hoje discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU

Presidente será o oitavo presidente do Brasil a discursar na assembleia geral

O presidente Jair Bolsonaro fará nesta terça-feira (24) seu primeiro discurso como chefe de Estado na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York (EUA).

O presidente Jair Bolsonaro após desembarcar no aeroporto em Nova York (Foto: Palácio do Planalto)

Bolsonaro fará o discurso inaugural do debate geral da 74ª edição da assembleia. A abertura do evento está prevista para 9h (10h no horário de Brasília), conforme a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto.

Antes do discurso, a programação do presidente brasileiro prevê um encontro com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres. À tarde, Bolsonaro tem prevista uma visita ao ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani. À noite, embarca de volta para Brasília.

Ainda no Brasil, Bolsonaro mencionou que jantaria com o presidente norte-americano Donald Trump. Contudo, a informação não constava na previsão de agenda divulgada pelo Planalto.

Bolsonaro chegou a Nova York na tarde de segunda-feira (23), acompanhado de uma comitiva que reuniu, entre outros integrantes, ministros, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos cinco filhos do presidente.

Eduardo, que preside na Câmara a Creden (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional), foi escolhido pelo pai para ser embaixador do Brasil em Washington. No entanto, a indicação ainda não foi enviada ao Senado, que terá de aprovar o nome do parlamentar.

O presidente viajou uma semana depois de receber alta hospitalar. No dia 8, ele passou por uma cirurgia para corrigir uma hérnia, o quarto procedimento desde que sofreu uma facada no abdômen em 2018.

Bolsonaro viajou com orientação de manter uma dieta leve e de evitar longos períodos sentado no avião. O presidente tem previsão de embarcar de volta para Brasília na noite desta terça.

Comentários