BID inicia processo de validação do sistema de compras do estado

O Secretário de Estado de Administração de Campo Grande Carlos Alberto de Assis, falou ao Página Brazil na tarde desta quarta-feira(09), sobre o novo sistema que começou a funcionar deste ontem(08), em que o Diário Oficial do Estado está sendo disponibilizado mais cedo no site oficial do governo.

Secretário de Estado e Administração, Carlos Alberto de Assis. (Foto: Paulo Francis)
Secretário de Estado e Administração, Carlos Alberto de Assis. (Foto: Paulo Francis)

De acordo com Carlos Alberto, houve a necessidade de disponibilizar o Diário mais cedo em função de que as secretárias de governo começam a trabalhar as 7h3 da manhã, e como o mesmo só saia as 8 horas havia um lapso de tempo que o servidor perdia de ter as informações dos órgãos caso precisasse tomar conhecimento. “Nos conversamos com os responsáveis que fazem o Diário Oficial e chegamos a conclusão de que era possível as 6h da manhã estar disponibilizado o Diário para os nossos servidores. A partir de então quem precisar pode acessar o mesmo todos os dias este horário que lá estarão todas as notícias e atos do governo do Mato Grosso do Sul”, afirma.

Uma outra questão abordada foi que desde o ultimo dia primeiro deste mês o Banco Interamericano de Desenvolvimento(BID), iniciou o processo de validação do sistema de compras do estado. Segundo o secretário o BID é um dos maiores financiadores de governo do mundo, trabalha com 48 países e tem exigências próprias para as licitações que envolvam recursos disponibilizado pelo mesmo.

Carlos ressalta a preocupação do governo de que as licitações estejam integradas com todos os sistemas modernos e transparentes que existam no mundo em termos de compra de governo. “Buscamos o BID, prontamente ele nos atendeu mandando uma equipe que validou todos os processos que hoje nos praticamos nas compras do governo do estado de Mato Grosso do Sul. Sendo assim as nossas compras através dos pregoes eletrônicos está validado para comprar em qualquer um desses 48 países que compõe o BID e também nos da a credibilidade e a transparência para estarmos comprando dos industriais, dos comerciantes e empresários do Estado e do Brasil”, explica.

O secretário afirma que esse sistema está validado hoje para compra até 100 mil dólares, porem ajustes pedidos pelo próprio BID estão sendo feitos, e de acordo com Carlos até o mês de janeiro de 2016 o sistema estará totalmente validado para compras de até 5 milhões de dólares.

Carlos Alberto aproveitou a oportunidade para fazer o convite a todos os servidores para participarem do 2° Circuito de Caminhadas do Servidor Público Estadual, que acontece no dia 19 de setembro, no Parque das Nações Indígenas e as inscrições já podem serem feitas de forma gratuita no site do Governo.”Isso envolve a nossa superintendência de desenvolvimento de pessoas, que visa integrar e levar lazer ao nosso servidor. Nós queremos que a família do servidor participe, e que lá esteja para uma manhã de lazer, onde haverá além da parte esportiva a parte cultural e de atendimento as crianças e sorteio de prêmios. Eu tenho certeza que nós vamos ter uma bela manhã de atividades físicas e de lazer o Parque das Nações Indígenas e quero acrescentar que a inscrição é totalmente gratuita”, finaliza.

Paulo Francis

Comentários

comentários