Bernal lança Dia D e anuncia criação de Força-tarefa contra Dengue

Foto: Paulo Roberto - PMCG
Foto: Paulo Roberto – PMCG

A abertura do “Dia D” contra o mosquito Aedes Aegypti no combate a Dengue em Campo Grande foi lançado na manhã desta sexta-feira (2) pelo prefeito Alcides Bernal, que aproveitou a oportunidade para assinar um decreto que cria a Força-tarefa de ações contra a proliferação da doença na Capital. A solenidade aconteceu no pátio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), onde o chefe do Executivo agradeceu os esforços dos agentes municipal e parceiros como a Defesa Civil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira e a Delegacia Crimes Ambientais. Durante a solenidade de combate ao mosquito Aedes aegypti foi feita a entrega de materiais como macas, armários a pelo menos 80 unidades de saúde, por meio de um convênio com a Uniderp.

“Com a ajuda de todos, conseguimos diminuir os casos de dengue. Nós temos equipamentos para sermos vitoriosos nessa guerra contra o mosquito. Mas a luta não depende só de nós e sim da conscientização de todos. Todas as secretarias municipais estão envolvidas em blitze, panfletagens dentre outras ações para conscientizar e combater o mosquito Aedes aegypti que transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Nós ainda não estamos em epidemia de Dengue, mas como vários estados já estamos e precisando da ajuda da população em cuidar do seu próprio quintal para que Campo Grande não tenha um epidemia”, ”, destacou Bernal.

Após a cerimônia de abertura, as equipes foram em comboio para visita em endereços de locais críticos para proliferação do mosquito, acompanhados de servidores da Semadur para eventual aplicação de sanções legais, necessidade de chaveiro e policiais do DECAT para as residências fechadas e que contenham focos, ou cujos proprietários, mesmo tendo sido intimados a procederem a limpeza de seus imóveis, não o tenham feito, ou ainda aqueles que impedem a inspeção dos locais pelos agentes.

De acordo com a Sesau, diversas blitz serão realizadas na região central, estando já programada para a Avenida Afonso Pena com as ruas Rui Barbosa e 14 de Julho; rua Jornalista Belizário Lima com ruas Rui Barbosa, 13 de Maio e 14 de Julho (em parceria com a Funasa), rua Barão do Rio Branco esquina com 14 de Julho. Haverá também pontos estratégicos na Praça Ary Coelho, Camelódromo, Feira Indígena e Mercado Municipal, terminais de transbordo de ônibus urbanos, Terminal Rodoviário de Campo Grande, Aeroporto Internacional (parceria com Infraero) e trevo Imbirussu.

Hoje

A Força Tarefa, neste dia “D” estará voltada principalmente para a orientação dos funcionários e contribuintes dos órgãos públicos da Sesau, com visita e vistoria em Unidades de Pronto Atendimento. Também serão vistoriados instalações militares do Exército e Vila Militar da Base Aérea de Campo Grande.

Comentários