Avianca vai operar em apenas quatro aeroportos a partir de segunda-feira

VEJA/JP

Empresa está em recuperação judicial desde dezembro, por causa de dívidas estimadas em 500 milhões de reais (Beto Barata/Folhapress)

A Avianca Brasil passará a operar em apenas quatro aeroportos do país a partir da próxima segunda-feira, 29. Só os terminais de Santos Dumont (RJ), de Congonhas (SP), de Brasília (DF) e de Salvador (BA) receberão voos da companhia. As demais rotas ada empresa serão extintas. Até o dia 11 deste mês, a companhia operava voos em 26 aeroportos do país.

Dos quatro terminais, dois são administrados pela Infraero (Santos Dumont e Congonhas) e dois pela iniciativa privada, Salvador (Vinci Airports) e Brasília (Inframerica).

A situação é fruto da derrocada da companhia que vem sofrendo arresto de aeronaves, ocasionando cancelamentos sucessíveis de voos em todo o país. A empresa está em recuperação judicial desde dezembro, por causa de dívidas estimadas em 500 milhões de reais. Neste mês, a Justiça determinou a devolução de dezoito aviões para empresas arrendadoras, levando a companhia a cancelar mais de mil voos. Além disso, a Avianca também enfrenta dívidas com as concessionárias de aeroportos, devido à taxas de embarque.

A partir desta quarta-feira, a Infraero passou a cobrar o adiantamento dessas taxas de embarque, devido às dívidas da Avianca. A companhia aérea passa então, a ter que pagar o valor no dia anterior às viagens. A medida já tinha sido tomada em outros terminais do país.

Comentários