Austrália desmantela ‘complô terrorista’ para derrubar avião

Do G1

A Polícia da Austrália desmantelou um “complô terrorista” destinado a “derrubar um avião”, declarou o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, neste domingo (30), acrescentando que quatro suspeitos ligados ao caso foram detidos em Sydney.

“Houve uma grande operação conjunta de contraterrorismo para deter um plano terrorista para derrubar um avião”, disse o premiê à imprensa.

Segundo ele, foram implementadas medidas de segurança adicionais em todos os aeroportos australianos, tanto domésticos quanto internacionais.

“A ameaça terrorista é real”, advertiu o primeiro-ministro, antes de afirmar que o plano de ataque parecia mais um “complô elaborado” do que a ação de um lobo solitário.

O governo australiano não disse se o suposto plano apontava para um voo doméstico, ou internacional, mas o jornal de Sydney “Daily Telegraph” indica que o objetivo era uma rota interna.

Os quatro homens detidos em Sydney no sábado, em diferentes operações, estavam ligados a um complô “de inspiração islâmica”, indicou o delegado da Polícia Federal Andrew Colvin.

“Nos últimos dias, os serviços policiais tomaram conhecimento de informações relativas ao plano de várias pessoas para cometer um ataque terrorista, utilizando um artefato explosivo improvisado”, relatou.

O delegado Colvin acrescentou, porém, que a Polícia ainda não tinha “uma quantidade importante de informações sobre o ataque específico, o lugar e a data” e esclareceu que a investigação do caso será “longa e prolongada”.

Comentários

comentários