Atriz ganha ação contra Facebook após caso de ofensa contra nordestinos

Redação

Reprodução

O Facebook poderá ser multado por R$ 5 mil por dia por causa de um processo movido por Alexia Deschamps. A atriz de 49 anos obteve uma vitória contra a rede social. A história teve início em 2016, conforme reportou o site Notícias da TV.

Em outubro daquele ano Alexia, que luta pelos direitos dos animais, criticou a vaquejada.Na prática cultura nordestina, dois vaqueiros montados a cavalo têm que derrubar um boi, puxando-o pelo rabo. Muito popular, ela passou a ser questionada a partir desta década, em virtude dos possíveis maus-tratos aos animais.

Pois em decisão de 6 de outubro de 2016 o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional uma lei cearense que procurava disciplinar a modalidade esportiva como um evento cultural.

Foi nesta época que a história de Alexia teve início. Ela compareceu a uma audiência na Câmara dos Deputados para se posicionar contra a vaquejada. A atriz chegou a discutir com deputados do Nordeste, quando falou: “Calem a boca que nós já pagamos o Bolsa Família de vocês. Meu dinheiro paga muita Bolsa Família pro Nordeste. E muito brasileiro sabe disso”.
A partir desta fala, a polêmica se instaurou. Uma série de vídeos publicados na rede social colocavam a atriz como racista e drogada.
Pois Alexia entrou com ação para que a plataforma retirasse o conteúdo prejudicial a ela e conseguiu uma liminar. O juiz do caso, que corre na 13ª Vara Cível do Rio de Janeiro, determinou que o Facebook tire do ar seis vídeos que apresentam conteúdo ofensivo para Alexia.
Caso não o faço, será multado em R$ 5 mil por dia. O Facebook ainda pode recorrer da decisão.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here