Associação dos fonoaudiólogos de MS realiza evento para alertar sobre disfagia

O nome é diferente e muitas pessoas não sabem o que é a disfagia. Para auxiliar a população a reconhecer os sintomas, no próximo dia 20 de março será realizada uma campanha em alusão do Dia Nacional da Disfagia. As ações estão sendo organizadas pela Associação dos Fonoaudiólogos de Mato Grosso do Sul (AFAMS).

Vice-presidente da AFAMS, Vanessa Lefevre.
Vice-presidente da AFAMS, Vanessa Lefevre.

De acordo com a vice-presidente da AFAMS, Vanessa Lefevre, a disfagia não é considerada uma doença. “É um sintoma de que alguma coisa pode estar ocorrendo. A disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir líquidos, alimentos ou saliva”, explicou.

Ainda segundo Vanessa, a disfagia apresenta diversos sintomas, mas os mais importantes são dor ao engolir, falta de interesse alimentar e sensação de alimento parado na garganta.

A disfagia pode atingir pessoas de todas as faixas etárias e pode apresentar sérios problemas de saúde como desidratação, desnutrição, pneumonia e, em alguns casos, até óbito.

A vice-presidente alerta para o risco da disfagia. “É importante que a população reconheça os sintomas e procure ajuda especializada.

Mais informações sobre a disfagia: www.afams.org.br

Comentários

comentários