Após obras de reestruturação, Hemosul volta ao atendimento com capacidade ampliada

Marli Vavas, Coordenadora Geral do Hemosul (Foto: Paulo Francis)
Marli Vavas, Coordenadora Geral do Hemosul (Foto: Paulo Francis)

O Hemosul de Campo Grande retomou na última quinta-feira(20) as suas atividades após parar o funcionamento devido as obras de reforma e ampliação iniciadas em março de 2014. Com investimentos de 2 milhões e 520 mil reais, o órgão conta agora com rede elétrica e hidráulica  renovados, um gerador de energia que suporta todo o prédio, ampliação da quantidade de cadeira de coletas e do espaço para os doadores, sala de triagem, hematologia e uma cantina.

A coordenadora geral da Hemorrede, Marli Vavas ressalta que com a reforma a estrutura tecnológica foi toda melhorada, como as maquinas de fracionamento, que serve para separar o sangue em hemocomponentes, que são o plasma, hemácias, plaquetas, são todas novas e de ultima geração. “Outra mudança significativa foi o aumento de 6 para 16 cadeiras de coleta, e com isso nossa capacidade de atendimento passa a ser muito maior do que era feito antes. Além disso foi implementado o teste da hepatite B no NAT (Teste de Ácido Nucleico), que pela portaria do Governo Federal ainda não é obrigatória, mas nos já estamos liberando esses resultados, o que trás uma segurança ainda maior para quem recebe esses hemocomponentes”, alega Marli. 

Marli frisa que o Hemosul já está recebendo doações desde sua inauguração, que pode ser feita por agendamento através do telefone 3312-1500 ou pessoalmente. A coordenadora pede para que grupos de pessoas ou empresas, façam o agendamento antes para que não ocorra transtornos no tempo de espera. O doador deve preencher os requisitos exigidos e comparecer ao local com um documento de identificação com foto. “Hoje a legislação já permite que o jovem a partir de 16 anos possa doar, porem acompanhado do responsável. As pessoas com idade a partir de 18 até 69 anos, que esteja gozando de boa saúde e não tenha ingerido bebida alcoólica um dia antes, basta comparecer ao órgão com um documento de identificação com foto para que a coleta seja feita”.

Serviço – O Hemosul está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 1.302, Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7 às 17h, no sábado das 7 às 12h. O telefone para contato é: (67) 3312 1500.

Paulo Francis

Comentários

comentários