Após implementação no Centro, meta é de que videomonitoramento seja instalado nos bairros

Foi realizada na manhã desta sexta-feira(19) a inauguração oficial do sistema de videomonitoramento da área central de Campo Grande. O evento ocorreu no auditório do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande). A cerimônia contou apresentação da banda de musica da Guarda Municipal e a presença de autoridades como o secretário municipal de Segurança Pública Valério Azambuja, o presidente da Câmara dos Vereadores Mario César, alguns vereadores e o prefeito da capital, Gilmar Olarte.

Foto Paulo Francis
Foto Paulo Francis

Durante a solenidade o prefeito ressaltou que tem o objetivo de expandir futuramente o sistema para os bairros, saídas de escolas e da cidade. “É um sonho de quatro anos e dois dias de um grupo de pessoas que querem o bem de Campo Grande. Nós cumprimos o nosso papel dando sequência ao trabalho de muitos que plantaram essa semente. Trabalharemos em conjunto com a Policia Militar, Policia Civil, Agetran e todas as forças de segurança, para que possam ser feitas ações preventivas e elucidativas de possíveis crimes que venham a acontecer”, afirma o prefeito.

Segundo Mario Cesar, autor da lei aprovada em 2011 que possibilitou a implantação videomonitoramento, as câmeras vão oferecer uma qualidade de vida melhor para a população. “As câmeras vão trazer melhorias para a segurança e para o trânsito, no sentido das ações e de prevenção das polícias, servindo também como um instrumento integrador entre as forças”, diz o presidente.

O Centro de Controle Operacional está instalado em prédio na Rua Anhanduí – em frente ao Horto Florestal. Além da Guarda Municipal, que será responsável pela operacionalização do sistema, equipes da Agência Municipal de Trânsito (Agetran), Defesa Civil, Polícia Militar e Policia Rodoviária Federal (PRF) também vão monitorar as imagens capturadas pelas câmeras que são de alta definição.

Ao todo foram instaladas 22 câmeras localizadas no quadrilátero central compreendido entre as avenidas Mato Grosso, Afonso Pena, Calógeras e rua Rui Barbosa, que tem alcance de 450 metros e geram imagens em 360º e dispositivo day/night (dia e noite).

Paulo Francis

Comentários

comentários