Após EUA, União Europeia anuncia medidas para proteger indústria

Por France Presse / Portal G1

Novas medidas “de salvaguarda” para proteger a indústria siderúrgica europeia do aço estrangeiro entrarão em vigor na quinta-feira (19), anunciou nesta quarta a Comissão Europeia. As medidas vão englobar principalmente as categorias de produtos que terão dificuldade de entrar nos Estados Unidos devido às tarifas impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Com as restrições dos EUA, a preocupação dos europeus é que haja um aumento de produtos importados na Europa, o que pode afetar a indústria local.

“As tarifas americanas […] podem causar graves prejuízos à indústria siderúrgica e aos trabalhadores da União Europeia (UE)”, explicou a comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, citada em comunicado. “Não temos outra opção que não introduzir medidas de salvaguarda” para proteger a indústria europeia “contra um aumento das importações”, acrescentou.

EUA impõem desde o começo de junho tarifas de 25% sobre o aço europeu (Foto: GETTY IMAGES)

As medidas, que atingirão 23 categorias de produtos de aço, serão aplicadas de forma provisória até uma pesquisa na Comissão lhe permita tomar uma decisão final, “no começo de 2019”, segundo o Executivo europeu.

Elas terão o formato de contingentes tarifários, ou seja, a partir de uma determinada cota de importação, começarão a ser aplicadas tarifas de 25%. A cota fixada pela Comissão corresponde, para cada produto, com a medida das importações nos últimos três anos.

Essas medidas serão aplicadas a todos os países, exceto para alguns em desenvolvimento com exportações limitadas, além de Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Os principais exportadores de aço para a UE são China, Índia, Rússia, Coreia do Sul, Turquia e Ucrânia. Os Estados Unidos impõem desde o começo de junho tarifas de 25% sobre o aço europeu, uma decisão da qual a UE recorreu ante a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Os europeus já estabeleceram medidas de retaliação contra alguns produtos americanos emblemáticos, como calças jeans e manteiga de amendoim.

Comentários