Apoiado por 13 partidos, Reinaldo terá quase metade do tempo de propaganda do rádio e TV

Michael Franco

Governador Reinaldo Azambuja nos estúdios da Capital 95 FM (Foto: Michael Franco)

O governador de Mato Grosso do Sul e pré-candidato à reeleição, Reinaldo Azambuja conseguiu a maior coligação entre os pleiteantes ao Executivo estadual. Tamanho número de alianças rendeu ao tucano pouco mais de quatro minutos em cada bloco de dez, do horário de propaganda eleito na televisão e rádio. O dado é extraoficial, calculado por analistas do banco BTG Pactual. A divisão de tempo oficial será divulgada até o fim desta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS).

De acordo com a estimativa do banco, as propagandas dos candidatos ao governo estadual serão exibidas às segundas, quartas e sextas-feiras e terão 10 minutos de duração. No mesmo bloco, os pleiteantes à Assembleia Legislativa ocuparão outros dez e os senadores os cinco minutos restantes.

A propaganda eleitoral gratuita será exibida em dois blocos de 25 minutos no rádio e televisão, além de 70 minutos diários diluídos na programação, das 5h às 24h, em blocos de 30 a 60 segundos, conforme a vontade do partido.

Confira como serão distribuídos os 10 minutos de propaganda para o governo de MS:

Reinaldo Azambuja (PSDB): 4min22s
Simone Tebet (MDB): 2min38s
Humberto Amaducci (PT): 1min23s
Odilon de Oliveira (PDT): 1min
Marcelo Bluma (PV): 27s
João Alfredo (PSOL): 7s

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 10% do tempo é dividido igualitariamente entre todos os partidos que estão no pleito. A maior parte restante leva em conta o resultado das últimas eleições para deputados federais. Ou seja, quem elegeu mais deputados em 2014, tem mais tempo agora.

Há também uma diferenciação na divisão do horário dos cargos majoritários e proporcionais. Para o cargo de presidente, governador(a) e senador(a), a partilha é feita de acordo com os seis maiores partidos da coligação. Já para os deputados, todas as legendas são consideradas no cálculo.

Tucanos dominam

No cenário nacional, há também uma superioridade do PSDB no tempo de propaganda eleitoral.  Geraldo Alckmin, terá direito a mais tempo de TV e rádio que outros cinco rivais somados (Lula, Henrique Meirelles, Alvaro Dias, Ciro Gomes e Marina Silva).

Ao todo, segundo levantamento com base em estudo de analistas do banco BTG Pactual, Alckmin terá direito a 6 minutos e 3 segundos de tempo de TV em cada bloco de propaganda, cujo tempo total é de 12 minutos e 30 segundos.

Confira como a distribuição de propaganda eleitoral dos seis candiatos à presidência com mais tempo:

Geraldo Alckmin (PSDB, PP, PTB, PSD, SD, PRB, DEM, PPS, PR):6min3seg

Lula (PT, PCdoB, PROS, PCO): 2min7seg

Henrique Meirelles (MDB, PHS): 1min38seg

Alvaro Dias (Pode, PSC, PRP, PTC): 33seg

Ciro Gomes (PDT, Avante): 33seg

Marina Silva (Rede, PV): 16seg

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here