Ana Marcela e Allan são os primeiros campeões da maratona do Troféu Maria Lenk

Gazeta Esportiva.com

O primeiro Troféu Brasil – Maria Lenk de maratona aquática aconteceu neste domingo (15), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Os dois grandes campeões foram Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo. O torneio também serviu como seletiva para o Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos e para o Pan-Pacific deste ano.

Ana Marcela e Allan conquistaram o ouro (Foto: Divulgação/CBDA)

A prova teve início adiado por conta do mau tempo na capital fluminense. Na disputa masculina, Allan do Carmo tomou a frente apenas na última volta e conseguiu segurar a ponta para garantir o título. Victor Colonese ficou com a prata e com a vaga no Sul-Americano e no PanPacific, junto com o campeão. Luiz Gustavo Barros completou o pódio, com o bronze.

“Foi uma prova muito importante e muito difícil. As condições do mar eram complicadas para o ritmo de braçadas, mas consegui dar o sprint final para esta vitória histórica por ser o primeiro Troféu Brasil e por ser classificatória para as duas principais competições da temporada da maratona aquática”, disse o campeão.

A prova feminina contou com um duelo a parte entre Ana Marcela, tricampeã mundial e Sharon Van Rouwendaal, campeã olímpica em 2016. A holandesa ficou na frente boa parte do percurso, mas faltando pouco mais de 1km para o fim da prova, a brasileira conseguiu passar para a ponta e segurar até a linha de chegada. Atrás de Sharon, Viviane Jungblut foi a terceira.

Mas no pódio, apenas brasileiras. Como Sharon é holandesa, a medalha de prata ficou com Viviane e a de bronze com Gabriela Ferreira. As classificadas para o Sul-Americano e no PanPacific são Ana Marcela e Viviane.

“Esse tipo de mar me favorece um pouco. Gosto desse mar mexido, desse tipo de disputa e consegui acertar minha estratégia de dar o sprint no final para conseguir o título. Estou muito feliz com o resultado, do tipo de prova e agora é mudar a chave para as competições de piscina”, falou Ana Marcela.

Comentários

comentários