Alunos do Sesi e Senai do Estado embarcam rumo aos Estados Unidos

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Os seis alunos do Sesi e Senai de Mato Grosso do Sul selecionados para a fase de imersão nos Estados Unidos como parte do Conexão Mundo, que ensina inglês por meio das redes sociais Google, Facebook e Hangouts, embarcaram, neste sábado (30), com destino à cidade norte-americana de Denver, no Colorado. Eles ficarão por 15 dias no trabalho de imersão oferecido no âmbito do Programa, sendo que cada um dos estudantes ficará em uma casa de família americana, onde também terão oportunidade de utilizar o inglês que aprenderam nas outras fases.

Segundo a coordenadora do Conexão Mundo no Estado, Márcia Emiko Yamazaki, o Programa contava com 133 alunos, sendo 48 de Corumbá, 43 de Dourados e 42 de Três Lagoas. “Essa já é a segunda turma do Conexão Mundo que vai para os EUA e para nós é uma grande satisfação poder proporcionar essa experiência aos estudantes que estão em processo de formação. A expectativa é que eles aproveitem ao máximo cada momento e possam retornar com mais conhecimento dessa grande oportunidade”, declarou.

Selecionados 

Os estudantes do Sesi e Senai selecionados para a imersão nos Estados Unidos são Victória Beattriz da Silva Pacheco Moreira (Corumbá), Deborah Evelyn da Silva Monteiro (Corumbá), Luís Felipe Neves de Oliveira (Corumbá), Gabrielle Rodrigues de Souza (Três Lagoas), Paulo Cesar de Moraes Junior (Três Lagoas) e Rafaela Cavalcante Zanotto (Dourados). A aluna Victória Beattriz Moreira, 16 anos, disse que nunca fez viagens internacionais e que a expectativa é a melhor possível. “Quero melhorar meu inglês e conhecer mais da cultura deles. Quero voltar com muitos contatos e amigos”, disse.

Deborah Monteiro também tem a mesma expectativa. “Quero ter muita novidade, aprimorar o inglês e conhecer tudo o que puder”, afirmou. Luís Felipe de Oliveira pretende aproveitar o período nos EUA também da melhor forma. “Quero tanto o aprendizado do inglês, quanto a cultura e a leitura de mundo deles e poder falar também sobre a nossa forma de pensar”, garantiu. Rafaela Zanotto também está ansiosa por novas amizades. “Quero conhecer tudo e fazer muitas amizades. Acredito que os meus conhecimentos em inglês vão permitir essa interação”, declarou.

A estudante Gabrielle Rodrigues de Souza disse que é grande a ansiedade e que vai aproveitar o máximo. “Finalmente o dia chegou, o mês passou muito rápido e já estamos aqui para embarcar. Estou bem ansiosa”, avisou. Paulo Cesar de Moraes Júnior também disse estar ansioso e que na sexta-feira (29/01) conversou com a coordenadora norte-americana. “Ela me deu algumas dicas sobre como devo me comunicar e isso com certeza vai me ajudar muito”, revelou.

Agora vai 

Orgulho. Esse é o sentimento que resume o estado dos pais, que nesta viagem não acompanham os filhos. A felicidade é tanta que se torna capaz de ser maior que as preocupações naturais de quem se afasta pela primeira vez. Para a Adriana da Silva Pacheco Moreira, mãe de Victoria, a filha está realizando um sonho. “Temos de deixar ir, preparar os filhos para o mundo, ela está feliz e nós, pais, também estamos”, disse. O marido, Cícero Moreira, também aprovou a viagem e destacou o trabalho realizado pelo Sesi e Senai em Corumbá. “Preciso agradecer muito a todo, especialmente ao Sr. Lourival, que ajuda muito os jovens do município”, revelou. Os pais vieram de Corumbá para acompanhar o embarque.

Essa também é a opinião da Evelin da Silva Monteiro, mãe da Deborah. “Esta é uma vitória muito importante da vida dela e que vai fazer toda a diferença nos estudos e na vida profissional”. Para Cristina Fernandes Neves de Oliveira, mãe do Luís, esta é uma oportunidade ímpar. “Eu estou muito feliz e digo para meu filho que ele tem de aproveitar todas essas oportunidades, porque na época que eu estudava não tinha esse tipo de trabalho”, relatou.

A mãe da Rafaela, Maria Aparecida Cavalcante Neto, lembrou que é a primeira viagem que a filha faz sozinha. “Sinto muita felicidade porque sei o quanto isso vai fazer a diferença na vida dela, tanto na vida profissional quanto pessoal”, assegurou. Já o pai da Gabrielle, Jean Carlo Martins de Souza, disse que o orgulho e a alegria são imensos. “É muito grande a emoção de ver essa importante conquista dela”, falou. Para Paulo Cesar de Moraes, pai de Paulo Cesar Júnior, o filho é bem tranquilo e recebeu da família todas as recomendações. “Estamos todos muito orgulhosos e felizes por essa conquista. Ele é um rapaz bem tranquilo e focado no que quer, além disso nos transmitiu segurança”, finalizou.

Comentários

comentários