Estudantes de MS vão participar de competição internacional de robótica

robotica

Estudantes da Escola Paulo Freire, em Campo Grande, representarão o país em uma competição internacional de robótica na Índia. Os alunos apresentarão um aparelho de reciclagem de lixo orgânico que produz energia. O projeto venceu competição nacional no mês de setembro. O evento está previsto para acontecer nos dias 25, 26 e 27 de novembro. A competição é a WRO (World Robot Olympiad).

Este evento, que é organizado pela WRO, é voltado para a ciência, tecnologia e educação. Reúne jovens de todo o mundo para desenvolver a criatividade e habilidades na resolução de problemas através de competições de robótica educacionais.

A COMPETIÇÃO
Nesta edição, o torneio de robótica tem o meio ambiente como tema e, para poder participar, os alunos criaram uma máquina de reciclagem de lixo orgânico que gera energia, batizada com o nome de Trashmachine.

O processo para a produção de energia acontece da seguinte maneira: o lixo orgânico é colocado em um dos recipiente e o chorume entra em contato com água sanitária que fica em outra parte da máquina. Com isso, acontece uma reação quimica e uma fumaça é produzida, o que gera a energia para abastecer a bateria de modelo. O que sobra vira água potável.

 

A disciplina de robótica está inclusa na grade escolar e o aluno que se interessar pela matéria pode fazer um curso complementar, que é o caso dos alunos dessa equipe.

Comentários

comentários