Alerta: motos vendidas em MS podem parar a qualquer momento

O titulo em alerta pode ser inimaginável e até surpreendente, mas é real e lote de motocicletas vendidas em Mato Grosso do Sul está com problemas e proprietários são convocados para recall. As motos podem desligar motor a qualquer momento em veículos da marca Suzuki. O perigo é alertado pelo Procon MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), que menciona que até mesmo se estiver em funcionamento, a moto pode apagar.

Segunda a fabricante, o recall já foi anunciado e o atendimento começará a ser feito em 23 de janeiro, entre 37 proprietários das motos no Estado, de um total de 2.591 motocicletas pelo País. O modelo são as Suzuki V-STROM 650 A e V-STROM 650 XT, dos anos 2013 a 2017, fabricadas entre maio de 2012 e novembro de 2016. As motocicletas especificamente atingidas são as de numeração de chassi, não sequencial, entre o intervalo 9CDVP56AJDM100001 a 9CDVP56ATHM100482.

O chamamento para recall destina-se à substituição do estator, pois há possibilidade de desligamento do motor com a motocicleta em funcionamento, sem religamento posterior ou dificuldade para religar. Foi constatado que “devido à falta de capacidade de resistência ao calor das bobinas do estator, o material de isolação dos fios desta peça pode ser danificado pelo calor do motor, resultando em curto circuito entre os fios das bobinas do estator”, alerta a fabricante Suzuki.

Se for continuado o uso da motocicleta nesta condição, poderá causar redução da corrente elétrica gerada pelo estator e, consequentemente, carga insuficiente de bateria.

Informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 707 8020 ou pelo site www.suzukimotos.com.br.

ORIENTAÇÕES

Para proteger a saúde e a segurança do consumidor o recall deve ser realizado pelo fornecedor quando for constatado um produto danificado. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita.

Comentários