AL-MS marca a semana com CPIs, sessão solene e reunião da cadeia do leite

 Foto: Roberto Higa - AL/MS
Foto: Roberto Higa – AL/MS

O trabalho dos deputados estaduais programado para acontecer na próxima semana na AL-MS (Assembleia Legislativa de MS)  terá em destaque decisões e reuniões das CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito), sessão solene e reunião da cadeia do leite em Mato Grosso do Sul.

Os eventos, são todos em período vespertino, além das sessões plenárias que são realizadas pelas manhãs de terça a quintas-feiras, a partir das 9 horas, na sede do Parlamento estadual, Plenário Deputado Julio Maia.

Confira abaixo as demais atividades previstas na Casa de Leis:

Terça-feira (31/5)

A partir das 8h será realizada a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), no Plenarinho Deputado Nelito Câmara. Na CCJR passam todos os projetos que são apreciados pela Assembleia Legislativa, tanto os que são de autoria dos deputados como do Executivo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas. É nesta comissão que é analisado o aspecto legal das propostas, se atendem as determinações constitucionais e se sua redação é condizente com o assunto.

No período da tarde a CPI dos Combustíveis tem reunião interna para análise dos documentos recebidos pela Comissão. O objetivo da CPI é apurar eventuais irregularidades nos preços praticados na distribuição e comercialização de combustíveis em Mato Grosso do Sul, denúncias de supostas formações de cartel e de dumping (venda abaixo do preço de custo). A Comissão é composta pelos os deputados Beto Pereira (PSDB) como presidente, João Grandão (PT) como vice-presidente, Maurício Picarelli (PMDB) como relator. Também são membros Angelo Guerreiro (PSDB) e Coronel David (PSC).

Quarta-feira (1º/6)

A partir das 8 horas, na sala da Presidência por proposição da Mesa Diretoria está agendado uma reunião da cadeia produtiva do leite. A reunião é em comemoração ao Dia Mundial do Leite que é celebrado no dia 1º de junho. A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial.

Já a partir das 14 horas, no plenário tem reunião da CPI do Genocídio, que investiga a ação/omissão do Estado nos casos de violência praticados contra os povos indígenas de 2000 a 2015 faz a leitura do relatório final. A Comissão é presidida pelo deputado João Grandão (PT), Mara Caseiro (PSDB) vice-presidente, Antonieta Amorim (PMDB) é relatora e os deputados Professor Rinaldo (PSDB) e Paulo Corrêa (PR) são membros titulares.

E ainda à noite, a partir das 19 horas, no plenário será realizada a sessão solene em comemoração aos 80 anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A proposição do evento é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB).

As atividades são abertas ao público e à imprensa. A Assembleia Legislativa fica na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Bloco 09, no Parque dos Poderes.

Comentários

comentários