AL-MS faz hoje audiência publica sobre Reforma do Ensino Médio

protesto-escola-sp_renato_mendes_estadao_conteudo-2A Reforma do Ensino Médio será discutida em Audiência Pública na tarde desta sexta-feira (18), na AL-MS (Assembleia Legislativa de MS). O debate sobre a Medida Provisória 746/2016, em análise no Congresso Nacional, deverá reunir representantes do Governo do Estado, Conselho Estadual de Educação, dirigentes municipais de educação, sindicatos, escolas, universidades, trabalhadores em educação e estudantes. A MP foi lançada pela atual administração do Governo Federal e provocou diversas criticas de diferentes setores social do País, inclusive da própria Educação.

O lançamento da proposta via uma MP 746/2016, que pode ser praticada pelo Governo, e acima de tudo, o conteúdo a ser inserido no sistema escolar já a partir do próximo ano, lançou revolta e movimento estudantil contra a Reforma, que levou a ocupação de milhares de escolas secundaristas e universidades em todo o Brasil. Os profissionais, em sua maioria, não concordam com todas as medidas e acima de tudo lembram que nada foi debatido com quem faz a Educação no País. Pelo Brasil, segundo divulgações, foram pelo menos 1,5 mil unidades ocupadas, sendo algumas em MS, como a UFMS em Três Lagoas, UEMS em Dourados e Campo Grande.

O senador Pedro Chaves, após ser escolhido para a relatoria da MP 746/2016, pontuou e assumiu a responsabilidade de “escutar os diversos seguimentos que desejam construir um modelo eficaz de educação que atenda aos anseios do País”.

A audiência é uma proposta do presidente da Casa de Lei, deputado Junior Mochi (PMDB), e do senador Pedro Chaves (PSC-MS), membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, do Senado Federal. O senador que é relator na comissão mista que analisa a MP no Congresso Nacional, já realizou reuniões em Brasília para discutir a proposta.

A audiência será no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 13h30.

Comentários

comentários