AL-MS antecipa Dia do Trabalho com homenagens na noite desta 5ª feira

 Foto: Wagner Guimarães - AL/MS
Foto: Wagner Guimarães – AL/MS

A AL-MS (Assembleia Legislativa de MS) realizou na noite desta quinta-feira (28), sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Trabalho, que será celebrado no próximo domingo, 1º de maio. O evento que homenageou 25 pessoas, representa um destaque e valorização ao trabalho como um valor de suma importante para o ser humano de forma geral. A sessão foi instituída pela Resolução 05/2011, proposta pelo deputado estadual Felipe Orro (PSDB), que também é idealizador da Comenda do Mérito do Trabalho, que leva o nome do ex-prefeito de Campo Grande, ex-deputado federal e ex-ministro da Saúde Wilson Fadul, um dos mais influentes militantes do trabalhismo de Mato Grosso do Sul.

A justificativa da sessão exalta ainda que o Trabalho, além de ser o meio para satisfação das necessidades básicas, também está ligado à realização pessoal e à valorização profissional. O trabalhador, além de ser o agente de produção, é o propulsor da transformação social. Como forma de homenagear este importante indivíduo que, em razão de sua atividade ou função, contribui para a projeção e desenvolvimento de trabalho digno. “É uma forma de homenagearmos o trabalhador e quem gera o trabalho. Reconhecendo a importância destas pessoas que constroem a grandeza do Estado com seu esforço, o Legislativo incentiva o desenvolvimento de MS. Como Wilson Fadul, todas as pessoas que hoje foram condecoradas com a Comenda do Mérito do Trabalho dão muito orgulho ao MS. Acredito que os trabalhadores serão os responsáveis pelo nosso País sair da crise”, destacou Orro.

Os homenageados com a comenda e agraciados da noite foram: Américo Nicolatti, Sérgio de Paula, Neide Maria Rodrigues, André Luiz Garcia Santiago, Isaias Martins dos Santos, Dorvair Boaventura de Oliveira, José Américo de Souza Lopes, Hélio Akira Guenka, Mario Ravaglia de Oliveira, Cristiane Souza Lima, Marcelo de Almeida Soares, Izabelino Alvares, Luiz Roberto Silveira Maia, Vitor Maksoud, João Leite Schimidt, Nivaldo Vieira da Rocha, Cesar Queiroz, Walter Gargione Adames, João Carlos Soares da Silva, Kenia Fernandes Sampaio, Orcidney Aparecido Bissoli, Raquel Ferraro, André José e Gutemberg Souza Lima. WSG_1422

Para o presidente do Legislativo Estadual, deputado Junior Mochi (PMDB), o trabalho espelha a dignidade dos cidadãos, reflete suas conquistas e concretiza a esperança em realidade. “É o caminho que ilumina a história dos povos. Essa sessão solene resgata a força dos trabalhadores e do trabalho. A Comenda homenageia homens e mulheres que fizeram da luta trabalhista exemplo e razão de viver. Portanto, o reconhecimento do Parlamento é a homenagem dos sul-mato-grossenses, que sempre fizeram do trabalho o caminho único para o progresso”.

Agradecimentos dos homenageados

“Os nobres deputados desta Casa de Leis, por meio da proposta do deputado Felipe Orro, agem com beneplácito homenageando a mim e outras ilustres pessoas. Isso muito dignifica a todos nós. É uma sensação de realização e satisfação. Nos momentos atuais, temos que considerar com muita isenção o direito adquirido dos trabalhadores, isso remete à uma luta de muitos anos. O dia 1º de maio é o marco mundial para os trabalhadores e trabalhadoras”, disse o advogado Américo Nicolatti.

Desde 1994, Neide Maria Rodrigues atua no Sindicato dos Bancários de Mato Grosso do Sul. Bastante emocionada, ela definiu a homenagem como uma forma de reconhecimento da sociedade, representada pelos parlamentares. “É gratificante quando vemos o trabalho reconhecido. Vejo com muita preocupação a situação em que vive o Brasil, pois o direito dos trabalhadores poderá ser reduzido. No entanto, sabemos que os trabalhadores são os grandes responsáveis pelas transformações sociais”, enfatizou a vice-presidente da instituição.

Comentários

comentários