Ação de conscientização acontece na Capital no Dia Mundial Sem Tabaco

CigarrosO Dia Mundial Sem Tabaco, datado todo dia 31 de maio, na próxima terça-feira, terá em Campo Grande, diversas ações de conscientização sobre os problemas do uso do cigarro. O dia contará com atividades nas UBS (Unidade Básica de Saúde) da Capital parar sensibilização da população, com distribuição de folders e realização de palestras educativas sobre os malefícios do tabagismo, visando proporcionar à população, melhor qualidade de vida.

A UBS Coophavila II, em especial, com a participação dos usuários fará uma caminhada nas ruas do bairro e orientação quanto às doenças adquiridas pelo uso do tabaco ativo ou passivo, encaminhamento do usuário tabagista para o tratamento nas Unidades de Saúde onde o Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo está implantado e aplicação de teste com o aparelho de monoxímetro (mede a quantidade de toxinas no organismo do tabagista.

A ação é feita pela Sesau (Secretaria de Saúde Pública) da prefeitura de Campo Grande, por meio do Serviço de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) e do Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo, para ‘celebrar’ o Dia Mundial Sem Tabaco, que foi criado em 1987 pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

O Tabagismo (cigarro, charuto, cachimbo, narguilé) é considerado pela OMS uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica, comportamental e fator de risco modificável para mais de 50 doenças, entre as quais as incapacitantes e fatais como o câncer, cardiovasculares e respiratórias crônicas.

Programa na Capital

O Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo da Ssesau visa reduzir as prevalência de fumantes e a morbimortalidade relacionada ao consumo dessa substância por meio de serviços e ações, uma vez que o tabaco é responsável, por exemplo, em 30% dos diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), portanto o DANT trabalha com o intuito de promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas.

Este ano a OMS fará um apelo aos países para que adotem a padronização de embalagens de produtos de tabaco, restringindo o uso de cores, elementos gráficos e informações promocionais nos maços de cigarro. A padronização de embalagens é importantes para reduzir a atratividade dos produtos de tabaco, restringir o uso de embalagens como forma de promoção e publicidade, limitar rotulagens enganosas e aumentar a eficiência das advertências de saúde.

Serviço

A programação na UBS Coophavila II terá abertura às 7 horas, com início da caminhada às 7h30. O percurso: Rua dos Arquipélagos (UBS), Rua dos Mariscos, Avenida Marinha, Rua Península, Rua Maracaibo, Rua dos Mariscos e Rua dos Arquipélagos.

Comentários

comentários