Ação de combate à hipertensão arterial acontece amanhã

Estudantes de Enfermagem e Fisioterapia do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande realizam amanhã orientações sobre hipertensão arterial, uma doença que silenciosa que atinge um em cada cinco brasileiros, segundo o IBGE. Alusiva ao Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial – comemorado nesta semana – a ação acontece no Terminal Rodoviário de Campo Grande situado na saída para São Paulo.

Aferição de pressão e teste que revela risco de doenças cardiovasculares são serviços oferecidos pelos estudantes do Centro Universitário Anhanguera
Aferição de pressão e teste que revela risco de doenças cardiovasculares são serviços oferecidos pelos estudantes do Centro Universitário Anhanguera

Dentre os serviços que serão prestados, aferição de pressão; medição do índice cintura quadril (ICQ), teste que revela se há propensão de desenvolvimento de doença cardiovascular, além de orientações sobre cuidados e exercícios físicos preventivos. Segundo o coordenador de Fisioterapia, João Henrique Nogueira, a gordura aglomerada no abdômen proporciona mais chance de doenças cardiovasculares que, geralmente, estão associadas à pressão alta. “Vamos trabalhar com a prevenção e, em casos de diagnóstico positivo, prestaremos orientações sobre o tratamento,” complementa o professor.

Para viver com mais qualidade é preciso que o monitoramento da pressão arterial seja feito pelo menos uma vez ao ano e que os hipertensos adotem um estilo de vida com hábitos mais saudáveis. A coordenadora de Enfermagem, Liara dos Santos, explica sobre as recomendações da Organização Mundial de Saúde. “Praticar exercícios físicos com regularidade, manter o peso ideal, ter uma alimentação pobre em sal – evitando frituras e consumindo mais frutas, verduras e legumes, reduzir o consumo de bebida alcoólica e abandonar o cigarro são práticas essenciais”, esclarece.

Serviço
Ação de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Data: 28 de abril
Horário: das 7h30 às 11h30
Local: Terminal Rodoviário de Campo Grande Senador Antônio Mendes Canale
Av. Gury Marques, 1215 – saída para São Paulo
Gratuito

Comentários

comentários