Abu Dhabi se prepara para visita histórica de papa

France Presse - G1

Piloto prepara avião para visita de três dias de papa Francisco nos Emirados Árabes — Foto: Tiziana FABI / AFP

As autoridades dos Emirados Árabes Unidos se preparam, neste domingo (3), para receber o papa Francisco, primeiro líder da Igreja católica a visitar a Península Arábica, berço do Islã.

O pontífice chega esta noite em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para esta visita histórica, que deverá ser dominada pelo diálogo entre as religiões.

Poucas horas antes de embarcar rumo aos Emirados Árabes, o papa pediu no Vaticano, após a oração do Angelus, às partes envolvidas no conflito no Iêmen que “favoreçam de maneira urgente o respeito aos acordos estabelecidos” em favor de uma trégua na cidade portuária de Hodeida, estratégica para a distribuição de ajuda humanitária no país em guerra.

“Faço um apelo a todas as partes interessadas e à comunidade internacional para (…) assegurar a distribuição de alimentos e trabalhar pelo bem da população”, declarou. Os Emirados Árabes participam de uma coalizão liderada pela Arábia Saudita que atua no Iêmen.

Em Abu Dhabi, a atmosfera em torno da catedral de São José era agitada esta manhã, constatou um jornalista da AFP.

Muitos fiéis se aglomeravam em frente ao edifício, decorado com as cores do Vaticano e dos Emirados Árabes Unidos, para conseguir os últimos ingressos para a missa papal de terça-feira (5), considerada a maior reunião a ser realizada no país com mais de 130 mil fiéis.

Comentários