32º Bon Odori de Campo Grande terá três noites de festa a partir de hoje

bon-odori-2012-19A cultura japonesa estará em destaque neste fim de semana com a realização do 32º Bon Odori na Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, na saída para Três Lagoas. A colonia japonesa da Capital, terceira maior comunidade nipônica do Brasil, bem como todo campo-grandense, terão três dias da festa folclórica com danças, músicas e comidas típicas do Japão, que começa na noite desta sexta-feira (19). A edição deste ano tem novidades quanto a ampliação do local, que dará maior espaço e comodidade aos participantes que irão prestigiar o evento.

O Bon Odori, que segue até domingo, é a maior festa da comunidade japonesa no Brasil, que remete a um próprio festival que ocorre anualmente, entre os meses julho e agosto, durante o verão no Japão, época de inverno brasileiro. “A festa do tradicional costume japones é como se fosse nossas festas juninas ou carnaval, sendo aberto a quem se interessar por um evento festivo, diferenciado e com grande estrutura de apresentações e da parte fisica do local”, aponta Silvio Mori, jovem membro da comunidade Nipo Brasileira.

O presidente da Associação, Acelino Sinjó Nakasato, diz que o Bon Odori sendo um festival por diversos dias, em um mês do ano, tem uma tradição já bem especifica, que o inicio da festa, é sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. Ele aponta que eventos como este “reforçam a identidade cultural dos imigrantes japoneses e também mostra para toda a comunidade a importância da diversidade cultural. Como também, visa promover em especial, o conhecimento aos jovens descendentes a sua cultural ancestral e milenar”, explica o líder da Nipo Brasileira.

Bon_Aselono
Presidente e direção da Nipo Brasileira em recepção

Nakasato lembra que o evento realizado durante os três dias começa sempre às 19 horas e este ano a novidade são as novas estruturas tanto do salão como da cozinha. “Reformamos tudo, aumentamos o salão e construímos a cozinha. O Salão agora tem blindex e ar-condicionado, tudo para que nossos associados e simpatizantes tenham mais conforte”, comentou.

Serviço

A festa que está na sua 32ª edição é aberta a todos e acontece na sede campo da Associação Nipo Brasileira, que se localizada pouco antes do viaduto no km 02 da BR 262, na saída para Três Lagoas.

Bon OdOs participantes terão que passar por um ingresso: R$ 10,00 (estudante paga meia), com estacionamento que também será cobrado em R$ 10,00.

 

Comentários

comentários