30-09 – Marketing – conceitos e objetivos – Final

guto

Essa é a última coluna sobre conceitos e objetivos de marketing, e confesso a vocês, a dificuldade em cortar alguns tipos dentre as modalidades existentes foi imensa. Também imenso é o número de “reinvenções” desnecessárias sobre o assunto. Mas vale a pena dar uma olhada porque alguns são bem interessantes.

Marketing de Transação – É a realização de uma venda única, sem a ideia de relacionamento continuado.

Marketing de Varejo – Atividade responsável por providenciar mercadorias e serviço desejados pelos consumidores. Processo de compra de produtos em quantidade relativamente grande dos produtores, atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em quantidades menores ao consumidor final.

Marketing Direto – Dirigido ao público alvo sem usar canais, normalmente feito através de mala direta.

Marketing Esportivo — Associação de uma marca a eventos esportivos para aumentar as vendas. Ações direcionadas aos adeptos de modalidades esportivas.

Marketing Experiencial – É o Marketing que integra diversos elementos relacionados à lógica, às emoções e ao pensamento, visando despertar a identificação do consumidor com o produto ou serviço.

Marketing Institucional – Atividades empreendidas para criar, manter ou alterar as atitudes e comportamentos dos clientes-alvo para com a marca ou produto ofertado.

Marketing interativo – É o conjunto de ações de marketing direcionadas para criar uma interação entre o cliente e a empresa, em que o cliente tem um papel ativo, possibilitando a personalização e a customização de produtos e serviços.

Marketing Líquido – Marketing que se adapta constantemente aos novos hábitos dos consumidores, utilizando novas ferramentas, meios, veículos e canais que vão surgindo com a tecnologia, e, não apenas, a comunicação de massa. Adapta as mídias ao consumidor, ao invés de forçar o consumidor a se adaptar às mídias.

Marketing Long Tail — marketing para vários nichos que somados formam um grande público.

Marketing Multinível — marketing baseado no recrutamento de cada vez mais pessoas para realizarem as vendas, também conhecido como piramidal ou marketing de corrente.

Marketing Olfativo – É uma ferramenta de marketing que utiliza-se da aromatização de ambientes e de diferentes tipos de materiais para atrair através do olfato o interesse do consumidor.

Marketing Online – Marketing baseado no uso de ferramentas, instrumentos, softwares e atividades relacionadas à Internet, como Links patrocinados, banners publicitários, sites, emails, blogs e Newsletters entre outros.

Marketing polêmico — gerar atenção através de controvérsia ou polêmica. Na minha opinião, isso é de uma imbecilidade monumental.

Marketing Político – Emprego das ferramentas do marketing a fim de posicionar o candidato ou um partido político.

Marketing Viral – Forma de transmitir uma mensagem ou uma ideia a um grupo de pessoas. Cada pessoa que recebe a mensagem, se sente compelida a retransmitir a mensagem, atingindo assim, de forma exponencial, milhares ou milhões de pessoas.

Mobile marketing — marketing desenvolvido para aparelhos móveis como celulares e tablets.

Neuromarketing – Tipo de Marketing que estuda o comportamento do consumidor em sua essência, a partir de pesquisas do comportamento cerebral do público-alvo

One-to-one marketing — marketing feito de cliente a cliente, também pode ser chamado de porta a porta

Outbound marketing — contrário do inbound, você vai atrás do cliente com anúncios, ligações, etc.

PPC marketing — estratégias que usam o sistema de pagamento por clique como Adwords e Face Ads.

Remarketing — anúncios direcionados de acordo com o comportamento do usuário

Search (engine) marketing — estratégias para promover sua empresa em mecanismos de busca

Youth marketing — estratégias específicas para o público jovem, também conhecido como marketing universitário.

Máximas do Meio: “Venda valor, não preço. Philip Kotler.”

 

Comentários

comentários