Secretário defende criação de “política de estado” para Cultura de MS

DSC_0012Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Capital FM, e ao portal Página Brazil, o secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery apresentou as principais ações da pasta que comanda.

Festival de Bonito – O secretário destacou as principais atrações do 16º Festival de Inverno de Bonito, que acontecerá entre os dias 30 de julho a 03 agosto na cidade turística, com artistas regionais e nacionais nas áreas de música, teatro e dança, literatura e arte. Nesta edição, o evento contará com apresentações de representantes da música raiz de Mato Grosso do Sul, e com uma homenagem à Delinha, ícone da música sertaneja sul-mato-grossense. Outros nomes da música sul-mato-grossense como Patrícia e Adriana, Chalana de Prata e artistas consagrados em todo o país,  como Almir Sater, Sérgio Reis, Renato Teixeira e Zeca Baleiro, participarão do evento.

Reinserção social de detentas – Durante a entrevista, o secretário falou ainda do trabalho que a secretaria realiza, através de convênio da Casa do Artesão, com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), que vai estimular o desenvolvimento profissional de internas de presídios femininos do estado, através de oficinas de artesanato. O convênio visa a reinserção social e o fomento ao empreendedorismo das internas, ao término do cumprimento de suas penas. Para este fim, o projeto disponibiliza o espaço da Casa do Artesão em Campo Grande, para a exposição e comercialização do trabalho das internas.

Prosimc – Finalmente, o secretário anunciou a criação do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura (Prosimc), que pretende viabilizar a criação de fundos, gestores e conselhos municipais de cultura, através da normatização pelas câmaras municipais. “Isso tem que ser lei”, defendeu Athayde. “A cultura é muito tratada como penduricalho, como bijuteria, e nós queremos fazer da cultura um sistema que represente a valorização da região”, afirmou.  A ideia, segundo o secretário, é fomentar ações integradas “para conseguir a inclusão institucional da cultura, do turismo e do empreendedorismo”. O secretário falou ainda da adesão das prefeituras à proposta: “Entre 20 de junho a 15 de julho, conseguimos, em 10 regiões, reunir os 79 municípios e firmar um termo de cooperação com mais de 60 prefeitos, para podermos dotar Mato Grosso do Sul de uma política pública de Estado, não apenas de Governo, para a Cultura”, afirmou Athayde.

—-
Serviço:
16º Festival de Inverno de Bonito
30 de julho a 03 agosto
Mais informações:
http://www.festivaldeinvernodebonito.com.br/

Comentários

comentários