21ª Festa do Divino Espírito Santo terá início dia 8 em Campo Grande

Comemorada na primeira semana de junho de cada ano, a 21ª Festa do Divino Espírito Santo de Campo Grande vai até domingo (14/06) com grandes atrativos e almoço a ser realizados nas dependências da Funlec / Cedesc, localizada próxima a UNIDERP (Universidade Anhanguera).

Festa do Divino terá início no próximo dia 8 Foto Divulgação
Festa do Divino terá início no próximo dia 8 Foto Divulgação

O evento religioso tem início na segunda-feira (8) e este ano está sendo organizado pelo casal de festeiros Noraldino (Noro) e Lara Miranda.

Os ritos de abertura vai ser na casa da mãe dos festeiros, onde vai haver troca de bandeiras com os festeiros de 2014 e orações.

Pelas tradições, os ritos de devoção ao Divino Espírito Santo, com a bandeira do divino, a coroa e os pães da promessa, são realizados todos os dias na casa dos voluntários.

Além da tradicional peregrinação, são servidos café da manhã, chá da tarde, almoço e janta durante todos os dias até o encerramento previsto para domingo com shows com Zezinho Nantes e Grupo Pantaneiro.

No último dia, as celebrações que começaram pela manhã e seguem até o fim da tarde se encerram com apresentação do novo casal imperial para 2016.

A Festa do Divino teve início em Campo Grande em 1995 com o casal de Coxim Getúlio Mourão e Dinalva Mourão, tendo como primeiro festeiro da capital, Alcinda Rondora, que convidou os coxinenses que moram na cidade para receber a benção do Divido Espírito Santo.

Em 1996, a festeira Zenaide Ferreira da Silva deu continuidade às comemorações, seguidas nos anos posteriores pelos festeiros dona Edir Bandeira (1997), Celina Morera Lopes (1998), Edivaldo e Rosangela (1999), Antonio Carlos e Neisa (2000), Antonio Guedes de Melo e Edina Ferreira de Melo (2001), João Ferreira Neto e Clélia Souza Ferreira (2002), José Carlos Gutierrez e Francisca Cardeal Gutierrez (2003), Arnol Lemes Filho e Vera Helena Lemos (2004), José Flávio Ferreira Franco (2005), Marcos Argemiro Perboni e Heliana Siravegna (2006), Naudir de Brito Miranda e Cristiane Cremm Miranda (2007), Antonio Nunes Cruz e Maria Antonia Cardeal Cruz (2008), Edgar de Azevedo Pinto e Maristela Inês Schio Pinto (2009), Izaias Augusto Pereira e Nadir Anunciação Pereira (2010), Antonio João Ferreira e Therezinha Azambuja Ferreira (2011), Hélio Siroregna Filho e Ednaide Silveira Nantes (2012) e Ovídio Servieri e Jurailda Servieri (2013) Wilsomar da Silva e Carolina R.F.C da Silva (2014).

Histórico

Os festejos em homenagem ao Divino Espírito Santo teriam iniciado por volta de 1296, devido a uma promessa da rainha Isabel de Portugal.

Comentários

comentários