Volks e Ford negociam aliança global para ganhar competitividade

Portal G1

Volkswagen e a Ford anunciaram nesta terça-feira (19) que estão estudando uma “aliança estratégica” para ganhar competitividade em todo o mundo.

De acordo com o comunicado, as empresas estão analisando projetos conjuntos, incluindo o desenvolvimento de uma linha de veículos comerciais.

Volkswagen e Ford afirmaram que irão divulgar atualizações sobre a parceria de acordo com o avanço das conversas.

No entanto, não haverá aportes financeiros entre as empresas, nem participações cruzadas. Isso quer dizer que, a Volkswagen não terá participação da Ford e vice-versa.

O diretor do Grupo de Estratégia da Volkswagen, Thomas Sedran, disse que “as empresas já possuem posições fortes e complementares em diferentes segmentos de veículos comerciais. Para nos adaptarmos a este ambiente desafiador, é de extrema importância ganhar flexibilidade por meio de alianças. A potencial cooperação industrial com a Ford é vista como uma oportunidade para melhorar globalmente a competitividade das duas empresas”.

Volkswagen e Ford já foram parceiras entre nas décadas de 1980 e 1990, com a formação da Autolatina, atuando no Brasil e na Argentina.

Movimentos parecidos

Este não é o primeiro movimento de aproximação entre concorrentes na indústria automobilística. Em 2016, a Renault Nissan, outra aliança, anunciou a compra da japonesa Mitsubishi.

Outra gigante, a Fiat Chrysler, buscou alianças com a própria Volkswagen e com a General Motors, dona da Chevrolet. No entanto, as conversas não avançaram.

Comentários