17-05-2015 – Auto Estima: A chave do sucesso!!!!!

Fernanda Nunes

A forma como nos vemos pode influenciar o modo como vivemos nossas vidas. A autoestima é o valor que damos a nós mesmos e é baseada na forma como nos vemos.

Ou seja, é uma opinião que formamos a nosso respeito, não um fato em si. Uma pessoa que tem uma boa autoestima é capaz de reconhecer seu próprio valor e sentir-se amada e aceita pelos outros.

Já pessoas com problemas na autoestima tendem a sentir que ninguém gosta delas, que não são aceitas pelos outros e que não conseguem fazer nada direito. Desta forma, a forma como nos vemos influencia diretamente nossa capacidade de lidar com a vida e de sermos felizes.

As opiniões que formamos sobre nós mesmos são moldadas pelas experiências que temos no decorrer dos anos. A forma como os outros nos vêem e nos tratam é um fator importante para o desenvolvimento de nossa autoestima.

Desde a infância, buscamos sempre aprovação, mas às vezes é muito difícil sentir essa aprovação. Se os pais criticam muito os erros de uma criança, em vez de elogiar seus acertos, sua autoestima vai se enfraquecendo.

Isso também acontece em outros tipos de relacionamentos. Em um namoro ou casamento, quando um dos parceiros assume essa postura crítica em relação ao outro, pode rebaixar sua autoestima. Um chefe muito crítico também pode comprometer a autoestima de um subordinado. Desta forma, a forma como você se vê pode ser muito prejudicada quando alguém, cuja aceitação é importante, sempre lhe coloca para baixo.

Para entender melhor como isso funciona, imagine uma escala de valores que vai de menos dez a mais dez, com um zero no meio. Para cada crítica que recebemos, perdemos um ponto e para cada elogio, ganhamos um ponto. Se recebermos mais elogios do que críticas, nossa escala de valores terá uma pontuação positiva, mas se recebemos somente críticas negativas, mesmo fazendo tudo certo, o máximo que atingiremos será o zero.

Comentários

comentários