16-09 – Marketing – conceitos e objetivos – I.

JOB

O povo de marketing, publicidade e propaganda adora uma novidade, nem que seja requentar uma já existente. No final, tudo se resume a uma coisa só, vender mais, mais e mais. O que descrevo a seguir são nomenclaturas que definem um pouco melhor o ambiente de ação e o direcionamento para atingir o público. Existem dezenas, mas neste artigo, vou listar apenas as que considerei mais interessantes e desconhecidas. A lista é grande e na próxima semana trago mais. Vamos lá:

Ambush marketing — se aproveitar de algum grande evento de marketing sem ser patrocinador – Também conhecido como Marketing de emboscada.

Blackhat marketing — método antiético de obter bons resultados em ferramentas de busca.

Bluetooth Marketing – marketing que utiliza a proximidade de um dispositivo para enviar uma mensagem publicitária.

Buzz marketing — Ações que fazem as pessoas falarem de um produto.

C2C marketing – marketing de consumidores para consumidores.

Cross-marketing — desenvolver ofertas casadas com outras empresas.

Cybermarketing – Considerado uma ferramenta facilitadora para o Marketing. Trata-se de instrumentos para focalizar na “personalização em massa”, proporcionando maior rapidez nas transações, do que comparado aos meios tradicionais de troca. Por usar cyber ferramentas, permite total interação com o cliente. Pode ser utilizado como ferramenta do Marketing direto ou para o Marketing de massa.

Drip marketing — enviar mensagens planejadas para os clientes de etapa em etapa.

Geomarketing – 1. Marketing que considera o espaço geográfico e a localização entre as suas ferramentas. 2. Abordagem de Marketing que possibilita a utilização do composto de Marketing à forma como o Mercado se organiza em um espaço físico, permitindo a análise das variáveis relevantes para o Marketing através da visualização desses dados em mapas geográficos. 3. Direcionamento de anúncios de acordo com a posição geográfica do usuário.

Grassroots Marketing – É a utilização de ferramentas e instrumentos de Marketing em grupos de pessoas de determinados nichos ou comunidades com o objetivo de transformar estas pessoas em evangelizadoras da marca, da empresa, do produto ou do serviço.

Inbound Marketing — atrair o cliente para empresas através da geração de benefícios, normalmente associado a conteúdo.

In-game marketing — anúncios e promoções dentro de jogos.

Marketing 1.0 – Era do Marketing centrado no Produto, por volta Revolução Industrial – início do Século XX.

Marketing 2.0 – Era do Marketing centrado no Consumidor – A partir de 1990 até 2010: Tecnologia da Informação.

Marketing 3.0 – Era do Marketing Centrado no ser humano. 2010 e além: Era dos consumidores altamente conscientes.

Marketing Ambiental – Também chamado de Marketing natural ou ecomarketing. É o Marketing voltado às causas ambientais ou naturais. Segundo a AMA (American Marketing Association), é “O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis”.

Máximas do Meio: “ O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções. All Ries”

Comentários

comentários