13 -05 – Coluna JOB – E por que “job” para o nome da coluna?

guto

Decidi escrever essa coluna sobre comunicação por dois motivos.

O primeiro, é que desde que iniciei na área me deparo com um novo termo a cada dia, a maioria derivada do Inglês, abreviada por suas iniciais. Alguns parecem palavrão de tão estranhos que são e, para quem não trabalha no segmento, um papo entre publicitários parece conversa de hospício. Então, sem pretensão de ensinar e movido pela curiosidade que sempre tive, vou falar sobre esses termos, sua função dentro da publicidade e as implicações em nosso cotidiano.

O segundo motivo, é a lacuna existente desde a época do Vespa com sua coluna “O Arauto”, que falava sobre o mesmo tema no início da década de 90. Nessa época ainda não havia internet e isso hoje faz muita diferença para os anunciantes e profissionais de comunicação. É um mundo de novas oportunidades.

E por que “job” para o nome da coluna?
Job em inglês significa trabalho, tarefa difícil, termo comum em agências de propaganda e um dos poucos que não mudou na profissão. Um atendimento quando volta do cliente com alguma proposta ou solicitação, abre um job para distribuir as tarefas entre os departamentos da agência, determinando prazos e atribuições a serem cumpridos. É o início de um processo de transformação, que se estende até a veiculação de uma peça de comunicação ou campanha.

A publicidade em nosso estado, apesar de não existirem pesquisas, envolve milhares de empregos gerados por gráficas, produtoras de vídeo, áudio, rádios, jornais, revistas, placas, painéis eletrônicos, sites, desenvolvedores de aplicativos, sistemas, e um número igualmente significativo nas áreas de eventos, promoção, etc., que também fazem parte do composto de comunicação.

É um segmento representativo da economia, pois além da geração de empregos diretos e indiretos, fomenta a circulação de bens e serviços, fonte geradora de impostos, recursos indispensáveis para os investimentos em infraestrutura, educação, saúde e segurança. Em outras palavras, o bem estar comum.

É um tema de abrangência geral, mas atende também o interesse específico daqueles que querem saber como funciona esse universo, do qual tenho orgulho de fazer parte e o prazer de abordar.

Até a próxima semana.

[email protected]

Comentários

comentários