08-12-2017 – Fonoaudiólogo na Escola: Educação Infantil

*STELLA BACHA

Fonoaudiólogo é o profissional que trabalha com a Comunicação Humana, em todos os ciclos da vida. A graduação em Fonoaudiologia  tem a duração de quatro ou cinco anos.

O fonoaudiólogo é um profissional da área da Saúde. Como pode trabalhar com a Educação?

O fonoaudiólogo é sim, profissional da área da Saúde, mas sua formação, e história, abrangem, também, conhecimentos da Educação.

Destacamos a atuação na Educação Infantil

A escola que conta com o trabalho de um fonoaudiólogo, particularmente com os alunos da Educação Infantil, está investindo no aprendizado e na prevenção de problemas de comunicação, tanto da fala quanto da leitura-escrita, desde o início da aprendizagem acadêmica.

Aprendizagem e Prevenção de Problemas

Sim, o fonoaudiólogo tem conhecimento do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, bem como dos desvios, por isso pode auxiliar na rotina escolar.

O aluno com facilidade de aprender pode ter este aprendizado aprimorado e aquele com dificuldade, pode ganhar acessibilidade ao conhecimento.

O trabalho do fonoaudiólogo na escola é igual ao do consultório ou da clínica?

Não. Os trabalhos são completamente diferentes, por isso exige formação especializada. Há o Fonoaudiólogo Educacional. Não é feito atendimento clínico dentro das escolas e sim, um trabalho conjunto com a equipe escolar em prol do progresso do aluno.

Toda escola pode ter fonoaudiólogo

Todas as escolas, em todos os anos de ensino, pode ter um fonoaudiólogo integrando sua equipe educacional. Porém, destacamos a importância deste trabalho desde a Educação Infantil, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e da alfabetização.

Dia 09 de dezembro é dia do fonoaudiólogo! O profissional que também educa!

* Fonoaudióloga clínica e escolar (CRFa 6-57), Mestre e Doutora em Educação.

 

Comentários