03-12 – MAR DE LAMA

capa_alexandreO que aconteceu com a represa da mineradora Samarco é um símbolo deste pobre país rico. A lama nacional foi tanta que a represa não segurou e inundou o país, levando tudo de roldão. Uma lama que não é apenas suspeita infundada; já é confirmada pela Justiça. O líder do governo no Senado está preso; a Procuradoria pediu ao Supremo para investigar o presidente do Senado e um ex-presidente do Senado, Jáder Barbalho. Isso sem falar em ex-presidente da República, que hoje é Senador, Fernando Collor e no atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Um ex-presidente da Câmara já está condenado, João Paulo Cunha, assim como os ex presidente, tesoureiro e secretário do partido no governo, o PT. Um novo tesoureiro do PT está preso. Diretores e gerentes da maior estatal do país estão presos. Filhos do ex-presidente Lula estão sob investigação; o melhor amigo financeiro do ex-presidente, Bumlai, está preso. Pelo menos a Justiça dá alguma esperança de que, parafraseando o episódio clássico, ainda há juízes no Brasil.

As consequências, no entanto, são terríveis. A inflação já entrou na casa da dezena; o endividamento dos governos é tamanho que vamos pagar de juros da dívida pública 530 bilhões de reais neste ano, o equivalente a 21 vezes o que foi gasto para fazer a Copa do ano passado. Nosso PIB se encolhe e nossa importância no mundo também. O governo não tem dinheiro para pagar as contas. E o Congresso está paralisado de medo depois que prenderam o líder do governo, senador em pleno exercício do mandato. A lama represada inunda o país e a única saída é limpar a sujeira e construir de novo o que foi destruído. Parece um destino de justiça para um país que ganhou tanto da natureza e não soube viver sob ordem e progresso.

Começar de novo? O Senador Ronaldo Caiado propõe que todos os deputados, senadores e a presidente da república renunciem, para que se façam novas eleições. Não será solução se os partidos continuarem a apresentar aos eleitores candidatos que só nos dão a alternativa de votar no menos pior. Além disso, o governo não tem dinheiro nem para sustentar eleições. Mas não culpemos só os políticos e seus partidos. Somos todos responsáveis. Agora mesmo o Datafolha fez pesquisa e apareceu como o melhor presidente que o Brasil já teve: Lula, com 39% das citações.

ignorância e a alienação levarão sempre à vitória os demagogos, populistas, mentirosos. Portanto, a culpa não é dos chineses, dos argentinos ou dos marcianos. É nossa. A salvação está na educação. Só que os políticos têm medo da educação e do ensino, porque a educação liberta. E não se faz educação sem antes fazer bons professores. Aliás, educação começa em casa. E não se formam cidadãos sem que os pais sejam bons cidadãos, exemplares. E todos nós sabemos que neste país corrupção e ilegalidades não são exclusividade dos políticos. Agora temos um surto de microcefalia. Nascem crianças com o cérebro diminuído. Outro símbolo deste nosso pobre rico país.

Comentários

comentários