​Termina nesta quinta-feira inscrição em 1,1 mil vagas em cursos do IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até esta quinta-feira, 28, as inscrições para 1.130 vagas em cursos técnicos subsequentes presenciais e de qualificação profissional. A oferta é feita em dez municípios.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet. Quem não tiver acesso à internet pode procurar os câmpus do IFMS, onde serão disponibilizados computadores.

São oferecidas 400 vagas em sete opções de cursos técnicos subsequentes. Para concorrer, os candidatos devem ter o ensino médio completo. As demais regras estão disponíveis no edital 016/2015.

Outras 730 vagas são em cursos de qualificação profissional, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Neste caso, é preciso ter no mínimo 14 anos e possuir a escolaridade exigida para cada curso prevista no edital 015/2015.

As vagas são ofertadas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O aceso ao sistema de inscrições e os editais da seleção estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/selecao.

Cotas – Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram toda a escolaridade exigida na rede pública. Também há reserva aos que comprovarem renda familiar per capita inferior a um e meio salário mínimo e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

Para concorrer a essas vagas, é necessário se manifestar como Beneficiário de Ação Afirmativa (cotas) no ato da inscrição.

Seleção – Será feita por meio de sorteio eletrônico, marcado para o dia 1º de junho. A divulgação dos classificados está prevista para o dia seguinte.

A previsão é que as aulas comecem a partir de 27 de julho.

Modalidades – Em um curso técnico subsequente, o estudante cursa as disciplinas da formação técnica escolhida. O curso tem duração média de 18 a 24 meses. É preciso ter o ensino médio completo e, ao final do curso, possui o título de técnico.

Os cursos FIC têm carga horária mínima de 180 horas e duração de cerca de quatro meses. São destinados à elevação de escolaridade e qualificação profissional de trabalhadores.

Vagas

Município Vagas em cursos de qualificação profissional Vagas em cursos técnicos presenciais
Aquidauana Libras Básico (30) Informática (40)
Desenhista de Móveis (40) Desenho da Construção Civil (40)
Campo Grande Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (40) Informática (120)
Desenhista Mecânico (40)
Corumbá Fotógrafo (40)
Programador Web (40)
Soldador (40)
Coxim Piscicultor (40) Aquicultura (40)
Dourados Desenhista de Produtos Gráficos Web (40)
Operador de Computador (40)
Auxiliar Administrativo (40)
Condutor Cultural Local (40)
Jardim Operador de Computador (40)
Desenhista da Construção Civil (30)
Naviraí Operador de Computador (35)
Programador Web (35)
Agente de Desenvolvimento Cooperativista (30)
Nova Andradina Agente de Desenvolvimento Cooperativista (30) Zootecnia (40)
Operador de Computador (20)
Ponta Porã Meio Ambiente (40)
Informática para Internet (40)
Três Lagoas Programador de Dispositivos Móveis (40) Manutenção e Suporte em Informática (40)

 

Comentários

comentários