Vídeos mostram o clima de tensão durante o conflito por terra

Os momentos de tensão vividos no município de Antônio João, durante o sábado (29), são constatados em vídeos, feito pelo repórter do Dourados News, Osvaldo Duarte, que esteve no local.

31video

A imagens mostram os indígenas visivelmente alterados, munidos com pedaços de paus, arco e flechas. Em outro mostra muita gritaria e alguns deles estão realizando danças indígenas.

As invasões de fazendas na região tiveram início no dia 22, quando aproximadamente 40 índios armados com facas, flechas e armas de fogo invadiram a fazenda Primavera e fizeram uma família refém no local.

No decorrer da semana outras fazendas foram invadidas na região. Na tarde de sexta-feira (29), o comando do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) se reuniu no MPF (Ministério Público Federal) de Ponta Porã com representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) e polícias Federal e Civil, no intuito de solucionar o problema relativo aos animais que estão na área invadida.

No primeiro momento foi proposta uma vistoria nas fazendas para verificar as condições físicas dos locais e como eram tratados os animais. A proposta seria entregue aos indígenas por parte da Funai na próxima semana.

O clima de tensão aconteceu no sábado, quando os proprietários de algumas fazendas invadidas decidiram retomar o local. Um comboio de, pelo menos, 200 pessoas no início da tarde, seguiram para duas áreas invadidas, relembre aqui.

No final do dia o DOF (Departamento de Operações de Frotneira) confirmou a morte de um índio com tiro na cabeça em propriedade, identificado como Semião Fernandes Vilhalva, 25 anos, de uma aldeia do município.

Veja os vídeos

Dourados News

Comentários

comentários