Vacina contra a gripe está disponível nas unidades de saúde até sexta

Campanha vai até sexta-feira
Campanha vai até sexta-feira

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) segue até a próxima sexta-feira (19) a Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Campo Grande. Com 78% de cobertura, a Secretaria já prorrogou a vacinação por três vezes, preocupada com o baixo índice de vacinação entre as gestantes e crianças menores de cinco anos, com cerca de 60% de cobertura.

A Campanha está aberta desde o dia 5 de maio e até agora a Secretaria não atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de vacinar pelo menos 80% das pessoas dos grupos de risco, que corresponde a 185.592 pessoas. A vacinação está disponível até a próxima sexta-feira (19), em todas as unidades de saúde da Capital.

Até a semana passada, haviam sido imunizados 78% da população de risco, ou seja, 146.201 pessoas. Isso corresponde a 34.526 crianças de seis a menores de cinco anos (63%); 5.471 gestantes (53%); 15.248 trabalhadores em saúde (81%); 1.403 puérperas (83%); 71.349 pessoas acima de 60 anos (89%); 1.375 indígenas;1.068 pessoas da população privada de liberdade; 437 funcionários do sistema prisional; 15.334 pessoas com alguma comorbidade.

“A nossa preocupação é com essa baixa cobertura entre gestantes e crianças, que também são bastante vulneráveis às complicações causadas pela gripe influenza, que está circulando na nossa população. É importante lembrar ainda que a vacina só faz efeito 15 dias após a sua aplicação e por isso a importância de se imunizar o quanto antes”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luciana Miziara.

O médico ginecologista Hussem Khalil Fares explica que a imunização é recomendada e de extrema importância para as grávidas, pois é uma dupla imunização. “A vacina é uma recomendação médica e imuniza a mãe e o bebê até o seu sexto mês após o nascimento”, enaltece Hussem.

A Campanha segue em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de segunda à sexta-feira, e aos finais de semana na UBS Coronel Antonino e nos CRSs (Centros Regionais de Saúde) Nova Bahia, Guanandi, Aero Rancho e Coophavila, sempre das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Público-alvo

A campanha de vacinação contra a gripe abrange crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, população indígena e carcerária, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde e funcionários dos estabelecimentos prisionais.

Comentários

comentários