UEMS acompanha Estado e dá salto em transparência

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Entre 2015 e 2016, Mato Grosso do Sul teve o maior aumento brasileiro na avaliação do Ministério Público Federal, que mede a transparência dos Estados, e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) acompanhou o movimento de facilitar o acesso a informações de interesse público.

Através do Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.ms.gov.br), a Universidade disponibiliza ao público informações sobre investimento em pessoal, patrimônio, receitas, despesas, orçamentos, licitações e contratos, repasses e convênios. Em um ano, desde outubro de 2015, a plataforma recebeu mais de 3,4 milhões de visualizações de páginas e buscas de informações.

Através deste canal online e de outras ações governamentais, a nota do MPF atribuída a MS, que era de 1,4, subiu para 9,1 em uma escala que vai de zero a 10. Segundo o governador Reinaldo Azambuja, “a população tem direito de saber onde é gasto o dinheiro dos impostos. É preciso transparência e planejamento eficiente para que cada centavo do dinheiro dos impostos seja usado para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Prestação de contas universitárias

Além de atualizar o Portal da Transparência com suas informações institucionais, a UEMS vem atuando em outras áreas de gestão com vistas a ampliar a eficiência na atuação da Universidade e garantir uma prestação de contas adequada. “Para nós é fundamental mostrar à sociedade de forma clara a maneira como os recursos são investidos na educação superior pública estadual em Mato Grosso do Sul”, afirma o vice-reitor Laércio de Carvalho.

Para a chefe da Divisão de Planejamento e Avaliação Institucional, Érika kaneta Ferri, a Universidade conta com uma organização que permite a descentralização das principais decisões administrativas. “Um exemplo é que quando o orçamento tem que ser votado, ele é aprovado pela Câmara da Administração e pelo Conselho Universitário. É um documento público, que pode ser acessado no Diário Oficial”, disse.

Plano de atividades online

Um exemplo de busca institucional por maior eficiência em seus processos de gestão na UEMS pode ser encontrado na implementação Plano de Atividades Docentes, um sistema online que possibilita aos docentes da UEMS produzirem o plano de atividades, indicando as ações a serem realizadas durante o período letivo. Anteriormente os documentos eram impressos, o que, além dos gastos gerados, tornava praticamente impossível a filtragem de dados a fim de contribuir para o planejamento geral da instituição.

“As informações registradas no novo sistema permitem um maior conhecimento sobre as principais vocações da UEMS, identificando suas áreas de atuação e excelência. Através disso, a Universidade pode atuar de forma ainda mais precisa nas principais demandas do Estado”, explica o servidor André Mazini, representante da equipe que desenvolveu o Plano de Aula Docente online.

Painel de gestão

Em fase final de desenvolvimento, a Universidade terá em 2017 um painel online de gestão, baseado nas metas e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional. A plataforma possibilitará o acompanhamento das ações e metas do PDI. “Isso permitirá que não só os órgãos fiscalizadores tenham acesso ao planejamento institucional, mas principalmente a população sul-mato-grossense que, através de seus impostos, permite que a Universidade continue promovendo uma educação superior pública de qualidade”, afirma o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa.

Comentários

comentários