Turma do Bem selecionará centenas de jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito

(Foto: Paulo Francis)
A coordenadora regional voluntária da Turma do Bem, Márcia Tezeli, durante entrevista no programa Capital Meio Dia. (Foto: Paulo Francis)

Na próxima quinta-feira (28), data em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso, o programa Dentista do Bem, da OSCIP Turma do Bem, irá selecionar centenas de jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito. Essa será a quarta edição da Maior Triagem odontológica do Mundo, que acorre de forma simultânea em mais de 300 municípios do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal.

A coordenadora regional voluntária da Turma do Bem, Márcia Tezeli explicou na tarde desta sexta-feira (22), durante entrevista ao programa Capital Meio Dia, que o projeto é idealizado por um grupo de dentistas voluntários, que iniciou este trabalho a 14 anos com o objetivo de fazer atendimento a jovens entre 11 e 18 anos. O serviço é destinado à portadores de necessidades graves odontológicas, jovens carentes, matriculados na rede pública de ensino, que necessitem do tratamento por não conseguirem através dos meios normais.

“Nós vamos até as escolas públicas, fazemos uma triagem, como essa que acontece no dia 28, lá avaliamos visualmente os alunos e selecionamos aqueles tem as necessidades mais graves. É feito uma ficha de cadastro que é enviada para São Paulo e aqueles que preencherem os pré-requisitos serão selecionados e receberão uma carta e serão encaminhados ao dentista que irá adotá-los odontologicamente até que os mesmos completem a idade de 18 anos”, afirma a voluntária.

Márcia destaca essa mega triagem do dia 28 será realizada na Escola 11 de Outubro, que fica localizada na Rua Porto Batista, 29, no Jardim Bonanza, em Campo Grande. Além do atendimento prestado a todos os alunos desta escola, o serviço também será estendido a comunidade.

“Aquele jovem que sabe que tem um problema odontológico grave, pode comparecer neste dia na escola, entre 8 e 16h, levando consigo os documentos pessoais, um comprovante de residência e qualquer documento que comprove que seja aluno da rede pública, que após avaliação terá a possibilidade de receber todo tratamento odontológico”, destaca  a coordenadora.

Sobre o Dentista do Bem – Dentista do Bem é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem em seus próprios consultórios crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Está presente em 1500 municípios do Brasil, outros 12 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Republica Dominicana, Peru e Venezuela) e Portugal.

Paulo Francis

Comentários

comentários