Túnel é encontrado dentro de cadeia em Manaus

Do G1- Amazonas

Túnel tem aproximadamente 3 metros de profundidade e 8 metros (Foto: Seap/Divulgação)

m túnel de aproximadamente 3 metros de profundidade e 8 metros de comprimento foi encontrado dentro do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) 1, localizado no Km 8 da BR-147 (Manaus-Boa Vista). A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) na manhã deste sábado (14). Ainda de acordo com a Seap, não houve fuga.

O túnel foi descoberto na área de mata, com cerca de 100 metros de distância do acesso à muralha do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM). Com a descoberta da escavação que dava acesso ao pavilhão 5 da unidade, a Seap desarticulou o plano de fuga de cerca de 250 presos que estão abrigados nas duas alas deste pavilhão.

De acordo com o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, a estrutura em volta do túnel teve um investimento voltado para o êxito do plano.

“Acreditamos que o desenvolvimento da escavação teve o apoio de muitas pessoas, por conta dos objetos que encontramos, como diversos mantimentos, ventiladores, redes, garrafões de água, baldes, gerador de energia e descarga de moto silenciadora. Era um plano bem arquitetado, com muitos fatores que davam suporte aos que estavam escavando o túnel”, disse por meio da assessoria.

Cleitman Coelho afirma que a descarga de moto silenciadora era usada para abafar o barulho do gerador de energia que estava dentro do túnel.

Esse é o segundo túnel encontrado pela Seap no ano de 2017. Em abril, uma estrutura foi descoberta no pavilhão 1 do regime fechado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj Fechado).

Comentários

comentários