Trump escolhe líder republicano como chefe de gabinete da Casa Branca

Donald Trump anunciou no domingo (13) que Reince Priebus será o chefe de gabinete da Casa Branca. Ele escolheu ainda Stephen Bannon como estrategista-chefe e seu principal conselheiro.

Reince Priebus cumprimenta Donald Trump após seu primeiro discurso como presidente eleito, na madrugada de 9 de novembro, em Nova York (Foto: Reuters/Mike Segar)
Reince Priebus cumprimenta Donald Trump após seu primeiro discurso como presidente eleito, na madrugada de 9 de novembro, em Nova York (Foto: Reuters/Mike Segar)

Priebus é atualmente presidente do Comitê Nacional Republicano, cargo que ocupa desde 2011. Segundo o “The New York Times”, sua escolha pode garantir que o novo presidente consiga vitórias tranquilas na Câmara e no Senado, ambos com maioria republicana.

Ainda de acordo com o jornal, a decisão deve desagradar alguns dos apoiadores mais conservadores de Trump, já que Priebus é visto como um negociador que tentará aconselhar o presidente a aceitar e propor acordos políticos sempre que possível.

Já Stephen Bannon é a figura polêmica por trás do site Breitbart News, de conteúdo nacionalista.

Em comunicado, o gabinete do presidente eleito afirma que “Bannon e Priebus irão continuar a efetiva liderança de equipe que formaram durante a campanha, trabalhando como parceiros iguais para transformar o governo federal, tornando-o muito mais eficiente, efetivo e produtivo. Bannon e Priebus também irão trabalhar junto ao vice-presidente eleito Mike Pence para ajudar a conduzir o processo de transição até o dia da posse”.

Filhos sem cargos
O ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, afirmou que os filhos de Donald Trump “não poderão trabalhar” no governo de seu pai e sugeriu que eles representem seu império econômico, segundo a AFP.

Os quatro filhos adultos do próximo presidente – Ivanka, Tiffany, Eric e Donald Jr. – “não poderão trabalhar no governo, porque a lei rejeita o nepotismo”, disse Giuliani à CNN.

Ele é cogitado para assumir o Departamento da Justiça.

Três dos filhos de Trump – Ivanka, Eric e Donald Jr. – são parte da atual equipe de transição, assim como Jared Kushner, marido de Ivanka.

Comentários

comentários