Termina nesta segunda prazo para regularizar título eleitoral em MS

Termina nesta segunda-feira (4) o prazo para os eleitores que não votaram nos últimos três pleitos regularizarem sua situação. Conforme divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral deMato Grosso do Sul (TRE-MS), 34 mil títulos estão irregulares.

Para regularizar a situação, o eleitor pode ir a qualquer cartório eleitoral com o Título Eleitoral ou um documento oficial com foto. Quem continuar com pendências na Justiça Eleitoral terá o documento eleitoral cancelado.

A regularização não é necessária para eleitores com menos de 18 anos ou com mais de 70, para os quais o voto é facultativo. Pessoas com deficiência e que têm dificuldade de cumprir as obrigações eleitorais também não terão o título suspenso.

Quem tem o título de eleitor cancelado pode ficar impedido de retirar passaporte ou carteira de identidade, de receber salários de função ou emprego público e de obter alguns tipos de empréstimos. Também pode enfrentar dificuldades para ser nomeado em concursos públicos ou fazer renovação de matrícula em estabelecimento público de ensino.

Quem quiser verificar se tem pendência com a Justiça Eleitoral pode consultar as listas que estão disponíveis nos cartórios eleitorais ou então fazer uma busca no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aqui. Nenhum tipo de notificação, seja por correspondência ou email, será enviada pelas autoridades.

G1

Comentários

comentários